Foto: Guilherme Pedrotti (Divulgação)
Tupanciretã recebeu, nesta quinta-feira (25), o primeiro encontro do projeto Famurs em Movimento, reunindo prefeitos da Associação dos Municípios do Centro (AMCentro) e da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra). O objetivo da iniciativa, liderada pela presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, é ouvir as demandas dos municípios e consolidar uma pauta estratégica a ser apresentada aos governos estadual e federal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, lideranças regionais e representantes do governo estadual, como o secretário do Gabinete de Prefeitos e Relações Federativas, Salmo Dias de Oliveira. Entre as prioridades discutidas, destacaram-se os impactos da Reforma Tributária sobre a arrecadação municipal, a necessidade de financiamento da saúde além do mínimo legal, o endividamento de produtores rurais e a atenção à saúde mental de trabalhadores do campo.
Além de debates sobre políticas públicas, o encontro utilizou inteligência artificial para redigir em tempo real uma carta de demandas da região, que será encaminhada às esferas estadual e federal. Também foi definida a criação de um comitê junto ao Tribunal de Contas do Estado para tratar de licitações de vales-alimentação.
Técnicos da Famurs apresentaram atualizações sobre Reforma Previdenciária, uso de IA na gestão pública e estratégias de desenvolvimento econômico municipal. O painel do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM) destacou a importância da participação feminina na política local.
Leia mais