Em Santa Maria, metade dos acidentes com feridos é causada por quem avança sinal

Em Santa Maria, metade dos acidentes com feridos é causada por quem avança sinal

A conhecida imprudência de muitos motoristas de não parar nas esquinas, apenas reduzindo a velocidade e seguindo, além de quem avança o sinal vermelho são as principais causas dos acidentes com feridos em Santa Maria. Em 2023, dos 654 acidentes em que ocupantes ou pedestres atingidos tiveram ferimentos, 323 foram provocados por motoristas que avançaram o sinal. Isso representa 49% do total e indica a necessidade de os motoristas abolirem esse hábito perigoso.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A segunda principal causa dos acidentes é o excesso de velocidade, com 8% dos casos, seguido de pedestres atravessando fora da faixa, com 41 acidentes (6%). Esses dados são compilados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a partir de todas as ocorrências registradas nas ruas e também rodovias de Santa Maria. Por isso, ultrapassagem é a causa de 4,7% dos acidentes com ferimentos.

Queda nos acidentes com feridos

Além da redução 46% dos acidentes com mortes em Santa Maria, comparando a média de 2009 a 2018 com o ano de 2023, a cidade também teve uma queda significativa nos acidentes com feridos. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, Santa Maria registrou, em 2017 e 2018, uma média de 2.165 sinistros de trânsito com ferimentos. Em 2019, caiu para 953 acidentes. Em 2022, ficou em 764, e em 2023, foram 654. Isso representa uma redução de mais de 60% de 2018 para o ano passado.

Segundo estimativas da secretaria, com as reduções de acidentes com morte e lesões corporais, houve uma economia de R$ 261 milhões em gastos com a área de saúde.

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Do total de acidentes com feridos em Santa Maria, 1,7% dos motoristas haviam bebido; em colisões com morte, percentual sobe para 35% Anterior

Do total de acidentes com feridos em Santa Maria, 1,7% dos motoristas haviam bebido; em colisões com morte, percentual sobe para 35%

O dilema existente no caso Leandro Boldrini e a atuação no programa de residência da UFSM Próximo

O dilema existente no caso Leandro Boldrini e a atuação no programa de residência da UFSM

Deni Zolin