Empresa de Santa Maria lança sistema que permite que produtor rural emita notas fiscais via WhatsApp

Empresa de Santa Maria lança sistema que permite que produtor rural emita notas fiscais via WhatsApp

A partir do ano que vem, produtores rurais serão obrigados a emitir notas fiscais eletrônicas, tendo de abandonar o sistema antigo dos talões de notas. Isso que gerou uma preocupação para eles, principalmente aqueles que não estão acostumados a usar computador ou aplicativos de celular, mas também criou uma oportunidade de negócios. Para facilitar a vida dos produtores, a empresa de Santa Maria Farmcont criou um sistema que emite notas fiscais via WhatsApp de forma simples e rápida para o homem do campo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Por meio desse sistema, basta o produtor enviar mensagens de texto ou de áudio informando os dados para um número no WhatsApp, que um sistema de inteligência artificial capta as informações e gera a nota eletrônica, enviando-a para o sistema da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Logo depois, também pela mesma conversa no Whats, o produtor recebe o comprovante da nota, a chamada Danfe.

 
Essa inovação já está disponível para clientes de 1,2 mil escritórios de contabilidade do Brasil que utilizam a plataforma Farmcont, plataforma de agrocontabilidade também criada pela empresa santa-mariense, fundada em 2020 na Incubadora Tecnológica da UFSM. Esse sistema é vendido aos escritórios e contadores, mas não diretamente aos produtores rurais. Para ter acesso ao sistema, eles precisam contratar um desses escritórios que já adotam o sistema.


Segundo o CEO e fundador da Farmcont, João Paulo Guex Falcão, outra vantagem é que, quando o produtor gera a nota fiscal eletrônica via WhasApp, ela já é registrada também na plataforma Agro Contabilidade, à qual o contador tem acesso e é utilizada para as obrigações específicas com a Receita.

 
Atualmente, a Farmcont funciona fora da UFSM e tem 30 funcionários diretos.


Presos dois suspeitos de participação na morte de comerciante em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faixa Nova: Daer não dá prazo para entrega do projeto da duplicação Anterior

Faixa Nova: Daer não dá prazo para entrega do projeto da duplicação

Obras das pontes da RSC-287 avançam rápido, mas prazo de conclusão depende de verba do Estado Próximo

Obras das pontes da RSC-287 avançam rápido, mas prazo de conclusão depende de verba do Estado

Deni Zolin