Mudanças na CNH: veja como está, na prática, o atendimento nos CFCs

Mudanças na CNH: veja como está, na prática, o atendimento nos CFCs

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O movimento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) tem sido grande esta semana, por conta do início do novo sistema para obter a CNH, sem a obrigatoriedade de aulas teóricas e a redução de 20h para 2h práticas obrigatórias. Segundo o vice-presidente do Sindicatos dos CFCs do Estado e diretor do CFC Via Centro, Rodimar Dall’Agnol, havia atendimentos represados desde maio de 2025, quando o Estado lançou o CNH Social (de graça), e muita gente se inscreveu e ficou esperando ser sorteado, e também por conta do anúncio em agosto de que as CNHs ficariam mais baratas. Na prática, quem iniciou o curso de formação em 2025 e ainda não concluiu pode aderir ao novo sistema. Ou seja, se fez aulas teóricas e a prova, mas tinha feito só 4 ou 8 aulas práticas, pode agora fazer a prova de direção se a pessoa se considerar apta. Com menos aulas obrigatórias, o preço mínimo para fazer a CNH fica para a partir de R$ 465,que é pacote básico, além das taxas do Detran.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Dall’Agnol disse que hoje o sistema do Detran deve permitir a retomada das provas teóricas, nos próprios CFCs, e das provas práticas. Isso deve valer inclusive para quem se inscreveu no aplicativo CNH do Brasil e fez o cursinho teórico. Essas pessoas já poderão fazer a prova teórica. Porém, os CFCs seguem com curso teórico pago, em modelos mais enxutos ou até no antigo, com mais carga horária, de 45h.


–No aplicativo, a pessoa faz um pré-cadastro, mas não abre o processo. A partir desse pré-cadastro, abre o módulo teórico (para aulas de graça), que é um faz de conta, bem precário. Isso gera certificado com o QR Code. Com esse QR Code, a pessoa vem no CFC, a gente faz a abertura do processo de habilitação, em que é feita a coleta biométrica e da foto, e dado início aos exames, médico e psicológico. Posteriormente, é dada a liberação para fazer o exame teórico – conta Dall”Agnol.


Após aprovado na prova teórica, o candidato pode fazer as duas aulas práticas de direção ou mais. Quando se sentir preparado, pode pedir para fazer o exame de direção. Porém, até março, deve ser o exame no modelo antigo e em veículo de autoescola. O governo ainda não regulamentou o uso de carro próprio nem de instrutor autônomo.


– Até o fim do mês ou fevereiro, deve ser lançado o Manual Nacional de Exames, com os detalhes de como serão.


Renovação automática

O vice-presidente do SindiCFC diz que a renovação automática da CNH ainda não está sendo feita, pois também depende de regulamentação das autoridades. Isso deve ocorrer nos próximos meses, possivelmente em março. Por enquanto, para a renovação da CNH, o motorista ainda precisa fazer o exame médico, no sistema antigo. Quando o Detran definir os detalhes, a renovação automática será feita para motoristas de até 50 anos de idade que não tiverem multas nos últimos 12 meses. Acima de 50 anos, ainda seguirão sendo exigidos os exames médicos.


Exame toxicológico

Quanto ao exame toxicológico, que passou a ser obrigatório para fazer a 1ª CNH A ou B (carro ou moto) devido a uma lei federal, por enquanto ele não está sendo exigido até definição de detalhes pelo Detran. Dall’Agnol informa que, por enquanto, o candidato a motorista faz uma declaração para obter a CNH, mas não é descartado que o exame não poderá ser exigido depois pelo Detran. Isso ainda será definido em breve, ressalta Dall’Agnol.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ANP libera operação da usina de etanol de Santiago, a 1ª do Brasil que usa trigo Anterior

ANP libera operação da usina de etanol de Santiago, a 1ª do Brasil que usa trigo

Anvisa autoriza testes em humanos de terapia que pode reverter paralisia Próximo

Anvisa autoriza testes em humanos de terapia que pode reverter paralisia

Deni Zolin