Foto CB Bionergia
A cidade de Santiago terá em operação, a partir da semana que vem, a primeiro usina de etanol do Brasil a partir de trigo. A CB Bioenergia, do agropecuarista santiaguense Cássio Bonotto, recebeu nesta quinta (8) a autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para iniciar a produção.
A empresa já tinha as licenças da Fepam e, com isso, vai começar a fabricar etanol hidratado a partir da próxima segunda-feira (12). Segundo o diretor da CB Bioenergia, Tiago Gorski Lacerda, Bonotto investiu R$ 110 milhões na obra, que durou três anos, e há 30 funcionários trabalhando na planta, às margens da BR-287, em direção a São Borja. Nos próximos dias, serão contratados mais 20 trabalhadores. Já há pessoas cadastradas e pré-selecionadas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Temos autorização para produzir 100 toneladas de trigo por dia, para produção de 43 mil litros de etanol hidratado diários, além de 35 toneladas de ração animal e 30 mil quilo de gás carbônico – afirmou Lacerda, que foi prefeito de Santiago.
Segundo ele, a usina vai focar na fabricação de etanol hidratado, que é vendido puro nos postos de combustíveis, para carros a álcool ou para veículos flex. Não há previsão de produção do etanol anidro, que é usado para a mistura na gasolina. O foco será vender os produtos aqui no Rio Grande do Sul, porém já há interesse de uruguaios para a compra das rações, e de fábricas catarinenses de bebidas para a aquisição do gás carbônico, que é usado para dar o gás a refrigerantes - o CO² também é utilizado em chopeiras e em aparelhos de solda. A usina também deve fabricar álcool gel e 70° e álcool neutro, utilizado para bebidas finas, perfumes, cosméticos, farmacêuticos e aromatizantes.
– Para os próximos anos, temos a previsão de ampliação, com investimento de até R$ 500 milhões, pois hoje utilizamos 4 hectares do terreno, que tem 15 hectares. Com essa expansão, poderemos ampliar em sete vezes a produção – disse Lacerda.
Ele ressaltou que além dos empregos diretos, serão criados postos indiretos, o que inclui o transporte de grãos e dos produtos prontos. A usina será importante para a geração de renda e impostos na cidade e no Estado, já que hoje quase todo o etanol hidratado vem de outros Estados.