Polêmico desfile sobre a trajetória de Lula acirra embate político

Polêmico desfile sobre a trajetória de Lula acirra embate político

Fotos: João salles e Alex Ferro (Riotur)

O polêmico desfile sobre a trajetória do presidente Lula (PT), na noite domingo (15), na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro, incendiou ainda mais a oposição, que tentou barrar no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) a homenagem.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na Marquês, a escola contou a história do petista desde a infância no agreste nordestino, passando pela trajetória de metalúrgico com a liderança das greves até os três mandatos de presidente da República. A figura de Lula foi exaltada na avenida e também os programas sociais de seu governo se transformando em uma vitrine para o presidente. Por outro lado, as denúncias de corrupção em gestões anteriores do petista foram ignoradas.

A Acadêmicos de Niterói também levou para avenida provocações como, por exemplo, o carro em que retratava um palhaço preso (à esq.) com a tornozeleira violada numa referência irônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena na Papudinha, em Brasília.

“Quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial e não opinião”, alfinetou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em sua rede social após o desfile.

Com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), de anfitrião, o presidente acompanhou parte da passagem na escola no camarote da prefeitura. Depois, ele desceu para a pista e cumprimentou integrantes da Acadêmicos de Niterói. Já a primeira-dama Janja da Silva, que, inicialmente, desfilaria no último carro, acabou desistindo, aconselhada por assessores para evitar complicações com a Justiça Eleitoral. Ela foi substituída pela cantora Fafá de Belém.

Apoiadores de Lula e de Bolsonaro se digladiam nas redes sociais. Os petistas sustentam que a história do presidente merecia ser contada. Já os opositores argumentam que se trata de propaganda antecipada e com recurso público, já que recebeu R$ 1 milhão, assim como as outras escolas do Grupo Especial.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polêmico desfile sobre a trajetória de Lula acirra embate político Anterior

Polêmico desfile sobre a trajetória de Lula acirra embate político

Vereadoras de Santa Maria fazem campanha contra assédio a mulheres Próximo

Vereadoras de Santa Maria fazem campanha contra assédio a mulheres

Jaqueline Silveira