Novamente, abordarei sobre o tema proveniente do Ministério da Saúde, cujo principal objetivo é incentivar os homens no cuidado de si e na busca por uma saúde mais integral e atentos às próprias necessidades do seu corpo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Cuidar da saúde é um ato de coragem
Esse é o tema que marca a campanha de 2025 e provoca no homem a consciência de que o cuidado de si não é buscar problema ou a famosa frase “quem procura, acha”. Ao contrário, é buscando atitudes de prevenção e do cuidado que, “achando” seja capaz de intervir ao ponto de reverter o prognóstico e ter uma vida saudável.
Entendendo pelos números
Segundo o site do Ministério da Saúde, no Brasil, os números de câncer de próstata são relevantes. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia.
Portanto
Não é fraqueza ou covardia cuidar da saúde, buscar (re)conhecer os sinais de seu corpo e atentar-se para a prevenção e/ ou a intervenção. Um vez que, o processo saúde-doença é uma condição de todo ser humano, a nós cabe entender e acolher essa realidade ao ponto de prevenir no que for possível.
Reforço ainda
Cuidar de si não é fraqueza. Fraqueza é tomar para si sua virilidade e masculinidade e sair por ai testando-a nas relações sociais, agredindo mulheres como se elas fossem objeto pessoal, brigando no trânsito como se só você tivesse pressa ou mostrando força física para intimidar quem quer que seja. Inversão de valores?
Assim
Novamente a campanha do novembro azul conclama aos homens que, usem da sua potência, da sua masculinidade para cuidar de si, para sensibilizarem com os impactos que os determinantes sociais e culturais podem conduzir e assim, reverem os próprios conceitos, mudar a rota e ter a coragem de ser.
Por fim
Em tempos fluídos, em que os princípios e valores parecem dar lugar a um “tudo pode” seria bem importante que a reflexão do conceito de coragem chegasse ao coração e a consciência de todos os homens para que eles refletissem sobre o quanto sua presença é importante para aqueles que eles amam e buscassem um cuidado por si e pelos seus.