É Natal e não vou completar a frase com a clássica pergunta o que você fez. Antes, quero conduzir o leitor para o mistério que ronda a experiência do Natal, pensa-se nas comidas, nos presentes, no que vestir. O Natal é envolto de um enigma que anualmente somos convidados a desvendar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mistério
A caminhada que conduz ao Natal passa, exclusivamente pelo Mistério da Encarnação. A gravidez da Virgem Maria e o nascimento de Jesus sinalizam a grandeza desta festa e o quanto a fé, a esperança e o desejo de paz compõem essa trajetória de mistério e sonho de todo ser humano que se alimenta do desejo de um mundo mais justo.
Esperança
A gravidez rememora o quanto o ato de gerar revigora a esperança, e os barulhos de uma criança enchem uma casa de alegria. Por isso, as gestantes precisam manter cuidados importantes no período da gravidez: realizar o pré-natal, evitar bebidas alcoólicas e cigarros e manter as vacinas em dia.
Sabemos bem
Gravidez não é doença, mas há mudanças hormonais importantes no processo gravídico e que as mulheres precisam conhecer para, ao acompanhar as mudanças físicas, perceberem também as mudanças emocionais. Sempre é tempo de olhar para si com cuidado e reverência.
Falando nisso
Neste final de ano, olhe para você com ternura, com reverência e cuidado. Não é só o que você fez que conta, mas o como você fez, o quanto você caminhou e o quanto essa caminhada fez você crescer, amadurecer.
Peregrinar-se
O Ano Novo vem como uma possibilidade de fazer-nos homens e mulheres do caminho, capazes de vislumbrar horizontes e caminhar como peregrinos que não tem morada permanente porque sabem do valor do encontro consigo e com os seus.
É Natal
Vamos celebrar as festas de final de ano com o coração aquecido, certos e certas de que a celebração do Nascimento do Menino Jesus revela o quanto Deus não se esquece de nós e que nós também devemos cuidar uns dos outros e do planeta que espera que todos estejamos grávidas e grávidos de um.