Com o propósito de impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o Sebrae RS atua como agente de transformação nos territórios, conectando empreendedores a oportunidades de desenvolvimento. No primeiro semestre de 2025, diversas frentes de atuação impactaram positivamente os 44 municípios da Região Central, fruto de parcerias estratégicas com entidades setoriais, prefeituras, universidades e lideranças locais.
Entre os principais resultados, destacam-se o atendimento direto a empreendedores, o apoio à gestão pública, o fortalecimento da educação empreendedora e o incentivo a projetos setoriais, que unem grupos de empreendedores para encontrar soluções coletivas e aproveitar oportunidades de mercado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Políticas públicas que transformam realidades
Por meio do Programa Cidade Empreendedora, o Sebrae RS conecta a administração pública aos desafios dos pequenos negócios, gerando impacto direto nas comunidades locais. No semestre, o programa avançou em Santa Maria, Santiago, Agudo e Vila Nova do Sul, com foco em gestão municipal, desburocratização, compras públicas e educação empreendedora. Santiago também evoluiu no eixo de inovação, com o lançamento do ecossistema Inove Santiago e a construção da minuta da Lei de Inovação. De forma estratégica, Cachoeira do Sul e Jaguari também aderiram ao programa, reforçando o compromisso do Sebrae em apoiar cidades em momentos críticos, mesmo em situações de calamidade.
Salas do Empreendedor: portas abertas para o desenvolvimento
Quatro novas Salas do Empreendedor foram inauguradas nos municípios de Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Cachoeira do Sul e Paraíso do Sul, elevando para 26 o número de salas ativas na região. Juntas, realizaram 11.943 atendimentos, dos quais 87% foram destinados a MPEs, evidenciando o impacto desses espaços no fortalecimento dos pequenos negócios e na economia local.
Educação empreendedora e futuros protagonistas
A educação empreendedora avançou com formações para professores das redes municipais de Agudo, Santa Maria e Vila Nova do Sul, e com novas turmas previstas para Cachoeira do Sul e Jaguari. As ações se expandem também para a rede estadual, contemplando cidades como Santa Maria, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Itaara, Júlio de Castilhos e Mata. Para os estudantes, foram realizadas – e estão previstas – palestras e oficinas sobre temas como inserção no mercado de trabalho, educação financeira (em parceria com o Sicredi), competências empreendedoras e bullying. Até agora, foram realizados 3.150 atendimentos a estudantes e cerca de mil atendimentos a professores, reforçando o compromisso do Sebrae em desenvolver o protagonismo jovem.
Inovação: fortalecendo o ecossistema local
Para fortalecer o ecossistema local de inovação (InovaCentro), o semestre contou com uma série de iniciativas integradas. O Café com Inovação reuniu mais de 150 participantes, estabelecendo objetivos para 2025, enquanto o Startup Day atraiu mais de 100 pessoas, com workshops em parceria com o Badesul.
O InovaCentro também marcou presença no South Summit e na Expodireto, compartilhando boas práticas e experiências. A trilha de inovação para negócios tradicionais avançou, e os ecossistemas de Santiago e Cachoeira do Sul foram oficialmente lançados. No Gramado Summit, a região esteve representada com mais de 60 participantes, estande institucional e seis startups locais, evidenciando o crescimento do ecossistema e a articulação entre os atores regionais.
*Continua na parte 2, na edição de 26 e 27 de julho.