marcelo martins

Valdeci será recebido por governador para tratar de renda básica

A perseverança do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) com a questão da busca por uma renda básica para aqueles que sofrem com o fim do auxílio emergencial, parece ter repercutido junto ao governo do Estado. Isso porque, no próximo dia 3 de fevereiro, às 16h, o parlamentar santa-mariense será recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e, ainda, pelos secretários Marco Aurélio Cardoso (Fazenda) e Regina Becker (Assistência Social). Em pauta, estará a criação de uma política de renda básica emergencial no Rio Grande do Sul. No encontro, Valdeci pretende apresentar ao governador e a sua equipe o impacto do fim do auxílio emergencial nos municípios gaúchos.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Desde que eclodiu a pandemia, ainda no ano passado, o deputado já vinha sinalizando com a preocupação para a perda de renda e emprego junto àquelas comunidades mais suscetíveis à crise. Em abril de 2020, Valdeci protocolou um projeto de lei (PL) no parlamento - sendo que a matéria, inclusive, já tem o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

- O fundamental é que a população mais vulnerável do RS tenha um instrumento concreto de apoio social, já que o auxílio emergencial foi encerrado pelo governo federal. Solicitei a audiência com o governador em caráter de urgência, pois, hoje, a situação é perversa: a pandemia segue forte, os empregos não voltaram e não há auxílio nenhum para garantia de renda. Não podemos cruzar os braços no momento que cerca de três milhões de gaúchos e gaúchas estão desamparados - enfatizou o deputado.

REALIDADE LOCAL 

Em Santa Maria, quase 70 mil pessoas foram contempladas e cerca de R$ 230 milhões foram injetados na economia local por meio do benefício federal. 

- A criação da Renda Básica Emergencial no RS vai afastar muitas famílias do risco da fome e ainda aquecer a economia em um momento de retração muito forte - defendeu Valdeci.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O 'dia D e a hora H' para Santa Maria e a Escola de Sargentos Anterior

O 'dia D e a hora H' para Santa Maria e a Escola de Sargentos

Próximo

O prefeito, as férias e o momento histórico da pandemia

LEIA MAIS
Marcelo Martins