O Natal é uma celebração de muitos símbolos e dimensões. Misturando folclore e referências históricas, desce de trenó, movimenta a economia pela troca de presentes e as vezes deixa o aniversariante quase sem um lugar para ser acolhido, como aconteceu há mais de 2 mil anos. A conexão entre o material e o espiritual, além de inegável, é também educativa, pela compreensão da devida dimensão de cada um. Sem problema algum, desde que tudo seja bem entendido. A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O acender das luzes, por exemplo, tem uma grande simbologia, uma tradição trazida antes mesmo da invenção da luz elétrica. A história diz que as luzes de Natal elétricas foram usadas pela primeira vez em 1880, por Thomas Edison. No entanto, a primeira árvore de Natal iluminada com luzes elétricas foi exibida por seu colega e sócio Edward Johnson, em 1882. A árvore giratória tinha 80 lâmpadas do tamanho de nozes, nas cores vermelho, branco e azul, e foi um espetáculo notável para a época.
O acendimento das luzes de Natal tem um duplo significado, combinando tradições religiosas e seculares. Elas simbolizam a luz que Jesus trouxe ao mundo, com seu nascimento, representando também a esperança, o amor e a união entre as pessoas. O Natal celebra o nascimento de Jesus, cuja luz dissipa as trevas e a escuridão. O Papa Francisco, numa de suas falas históricas, disse que “Natal sem luz não é Natal”, numa referência espiritual à luz que existe no interior de cada um de nós.
Acender a nossa luz interior é o grande chamamento do Natal. Acendemos nossa luz interior quando enxergamos os invisíveis que pedem um pedaço de pão, ou um simples instante de atenção, quando aprendemos a ser tolerantes, pacientes, quando deixamos de ser indiferentes diante dos diferentes, dos carentes, quando renovamos nossa capacidade de amar, de perdoar e de ajudar desinteressadamente. Se cada vez que nos encantarmos com as luzes das árvores e decorações natalinas nos lembrarmos de acender nossas luzes interiores, compreenderemos melhor o verdadeiro sentido do Natal. Agora e depois.
Embates e desgastes
As retiradas do Projeto de Reforma Previdenciária, anteriormente, e do Projeto Autorizativo para pagamento do 13º Salário, esta semana, por parte do Executivo, evitaram o embate final pelo voto, mas não evitaram desgastes entre os envolvidos. Sem entrar no mérito, já devidamente tratado, a constatação clara é que está faltando articulação política, mais diálogo interno, tanto no Executivo quanto no Legislativo, também entre os dois poderes e com os demais setores envolvidos. É trabalhoso, mas necessário.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sinal de Lula anima dirigentes de CFCs
Dirigentes de Centros de Formação de Condutores (CFCs) ficaram animados com a reação do presidente Lula ao receber uma carta de representantes do setor expressando a grande preocupação com o projeto apresentado pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) alterando a forma de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A carta, entregue durante o ato de lançamento da nova montadora da GM na cidade de Horizonte, no Ceará, abre novos horizontes sobre o tema.
Projeto
A proposta do Ministério dos Transportes, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), acaba com a obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para obter a CNH. A medida, segundo justificativa, visa reduzir o custo do processo em até 80%.
Sinal de esperança
Segundo a categoria, mais de 300 mil trabalhadores, entre instrutores, diretores, psicólogos, médicos peritos e equipes administrativas correm o risco de perder seus empregos se a proposta avançar. O presidente recebeu a carta pessoalmente e seu gesto de “ok” foi entendido como um apoio à solicitação. Instantes depois o presidente teria dito que não vai mexer no modelo atual. O setor recebeu o posicionamento “como um sinal de esperança e respeito aos profissionais que diariamente trabalham para preparar novos motoristas com responsabilidade, segurança e orientação técnica adequada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Feira das Profissões da EJA no Bilac
O Instituto de Educação Olavo Bilac realizará dia 16 de dezembro, a partir das 19h, a Feira das Profissões da EJA em conjunto com a Mostra dos Trabalhos do Projeto Interdisciplinar – EJA 2025 / 2º Semestre intitulado “Livro da Vida e Educação Planetária Construindo um Futuro Sustentável”. A finalidade é aproximar os estudantes das diversas profissões existentes na comunidade, criando espaços de diálogo com profissionais que atuam em diferentes áreas. A Mostra de Trabalho, por outro lado, apresentará as produções desenvolvidas pelos estudantes ao longo do semestre. Os eventos são abertos a toda a comunidade.
Serasa estende mutirão
Após recorde histórico em negociação de dívidas, a Serasa estenderá até o dia 19 de dezembro o Feirão Serasa Limpa Nome. No Rio Grande do Sul foram fechados 265.226 acordos no período de 3 a 30 de novembro deste ano.
Alerta
A Serasa informou que 4 em cada 10 idosos já caíram em fraudes financeiras, que acontecem por e-mail e mensagens no Whatsapp. A instituição reforça que os únicos canais para negociação de dívidas acontecem através de mensagem diretas da empresa por e-mail ou por mensagens do WhatsApp, sem cobrança de taxas nem solicitação de depósito em nome de terceiros.
Senado aprova OAB dos médicos
A aprovação do projeto de lei que institui um exame de proficiência em medicina, anunciado recentemente pela Comissão de Educação do Senado, é considerado um marco histórico da formação médica no Brasil. Denominada como a “OAB dos médicos”, a medida busca avaliar a qualidade da formação dos profissionais antes de sua inserção no mercado. Atualmente, para exercer a carreira de médico, os profissionais só precisam concluir a graduação em algum curso reconhecido e ter uma inscrição no Conselho Regional de Medicina.