Concurso Literário Felippe D’Oliveira é suspenso em 2025

Concurso Literário Felippe D’Oliveira é suspenso em 2025

Foto: PMSM (Divulgação)

A 48ª edição do Concurso Literário Felippe D’Oliveira foi cancelada pela Prefeitura de Santa Maria. Tradicionalmente realizado em julho, o evento que há décadas revela novos talentos nas categorias conto, crônica e poesia, não ocorrerá neste ano. De acordo com a Secretaria de Cultura, o concurso passa por um processo de revisão e reestruturação, o que exigiu uma pausa temporária. Criado em 1977, e assegurado por lei municipal, é considerado um dos patrimônios culturais e literários da cidade.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Na última edição, em 2024, o concurso registrou 1.314 inscrições, número recorde de participação, com obras enviadas de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram 435 contos, 216 crônicas e 663 poesias inscritas. O atraso no lançamento das inscrições, que geralmente iniciam em março, e falta de informações sobre a premiação, por volta do meio do ano, já haviam chamado a atenção da comunidade literária. Em julho, a reportagem questionou a pasta, mas foi só neste mês que a secretaria afirma que, em 2025, não haverá a edição, e que o concurso está sendo “temporariamente pausado para um profundo e estratégico processo de reestruturação”. 


Até o momento, não há previsão oficial de retorno, a depender do processo de revisão. 


Confira a nota completa 

"A Secretaria de Cultura explica que o Concurso Literário Felippe D'Oliveira, instituído em 1977, e realizado ininterruptamente por mais de 45 anos, é um patrimônio cultural e literário de nossa cidade. Seu legado de descoberta e consagração de talentos é inegável, e sua relevância transcendeu as fronteiras municipais. Entretanto, após quase cinco décadas de existência, sentiu-se a necessidade de pausar temporariamente a realização do Concurso para um profundo e estratégico processo de reestruturação.

A suspensão, neste momento, não é um passo para trás, mas sim, um impulso estratégico para que o Concurso cumpra um papel ainda mais transformador e conectado com o futuro de nossa cidade. A Secretaria e o Executivo Municipal reconhecem a importância de ir além do simples recebimento e premiação de textos prontos. O novo formato buscará criar a produção literária desde suas bases, transformando o Concurso em um processo de formação dentro do ambiente escolar.

A meta é estimular a leitura, a escrita criativa e o pensamento crítico de forma contínua, não apenas como um evento anual, mas como parte integrante do cotidiano das escolas. A Secretaria de Cultura assumiu o compromisso de trabalhar intensamente, em parceria com a Secretaria de Educação, para desenhar um novo edital que reflita essa visão formativa e engajada.

Reafirma-se que o Felippe D'Oliveira continua existindo, mas com um modelo renovado, mais robusto e conectado com a alma e o futuro literário de nossa gente. A nova edição será lançada tão logo o processo de remodelação seja concluído". 


🎶  Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram

Resgate histórico 

  • 1977 – O então vereador Orcy de Oliveira propõe a criação do concurso em homenagem ao escritor santa-mariense Felippe Daudt Alves de Oliveira.
  • 1977 a 1987 – A coordenação do concurso fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
  • 1988 – A organização passa para a Secretaria de Município Extraordinário de Cultura, Desporto e Turismo, marcando a consolidação do evento como política cultural de Santa Maria.
  • 1992 – O Decreto Executivo nº 085/92, assinado pelo prefeito Evandro Behr, regulamenta a Lei de 1977. O regulamento define o envio de até três textos por categoria, em três vias impressas, com uso de pseudônimo.
  • 1989 – Pela primeira vez, os textos premiados são publicados em livro, em conjunto com as fotos vencedoras do Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria. As duas publicações são editadas em conjunto até 1996.
  • 1997 – Passam a ser publicados apenas os textos premiados do Concurso Literário Felippe D’Oliveira.
  • 2000 – O concurso não é realizado.
  • 2001 – O então secretário de Cultura Orlando Fonseca cria o Prêmio de Incentivo Local, voltado a autores de Santa Maria, e a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) assume a edição do livro com os textos vencedores.
  • 1989–2020 – As capas dos livros do concurso são assinadas por artistas plásticos locais, como Roselaine Dall’Asta, Jeanine Viero, Juan Amoretti, Dejanira de Freitas Rosa, Carla Vieira, Césio Müller, Marília Chartune e Gibran Carrazoni. As publicações contam com apoio de editoras locais como Pallotti, Faccos, Editora da UFSM e da Prefeitura de Santa Maria.
  • 2021 – O concurso passa a ter inscrições online, sob regulamentação da secretária de Cultura Rose Carneiro. Cada participante pode enviar apenas um texto, devido ao grande volume de inscrições de todo o país. O Prêmio de Incentivo Local é renomeado como Prêmio Cidade de Santa Maria.
  • 2024 – A 47ª edição registra 1.314 inscrições, recorde histórico, com participantes de 19 estados e do Distrito Federal.
  • 2025 – A 48ª edição é suspensa pela Prefeitura de Santa Maria. A Secretaria de Cultura anuncia uma pausa para reestruturação do concurso, sem previsão de retorno.

*Dados da prefeitura de Santa Maria. Ler na íntegra aqui. 


Quem foi Felippe D’Oliveira?

Natural de Santa Maria, Felippe Daudt de Oliveira foi jornalista, farmacêutico, empresário, esportista e escritor. Suas contribuições em diversas áreas renderam homenagens, que estão eternizadas em ruas e espaços literários brasileiros. Oliveira morreu, aos 42 anos, em um acidente de carro em fevereiro de 1933. 


Leia mais sobre aqui


Obras do escritor 

Poesia

Vida Extinta  

  • 1ª edição : Rio de Janeiro: Liga Marítima Brasileira, 1911
  • 2ª edição : Rio de Janeiro: Soc. Felippe D’Oliveira, 1937

Lanterna Verde 

  • 1ª edição: Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia,1926
  • 2ª edição: Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia,1933
  •  3º edição: Rio de Janeiro:  Soc. Felippe D’Oliveira,1943
  •  4ª edição: Santa Maria:UFSM/ Santa Maria,1980

 Alguns Poemas -  Rio de Janeiro: Soc. Felippe D’Oliveira,1937   


Teatro

Terra Cheia de Graça

Rio de Janeiro: Soc .Felippe D’Oliveira,1934


Prosa

Livro Póstumo

Rio de Janeiro: Soc.Felippe D’Oliveira,1938


Poesia, Teatro e Prosa

Felippe D’Oliveira: 

obra completa: IEL. Porto Alegre: UFSM, Santa Maria, 1990. 2ª edição: Editora UFSM, Santa Maria, 2016.


*Dados da prefeitura de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

SMVC premia vencedores, critica PL do Streaming em carta e anuncia Bienal de Cinema para 2027 Anterior

SMVC premia vencedores, critica PL do Streaming em carta e anuncia Bienal de Cinema para 2027

Livro sobre cinema gaúcho e homenagem nacional marcam o terceiro dia do Santa Maria Vídeo e Cinema Próximo

Livro sobre cinema gaúcho e homenagem nacional marcam o terceiro dia do Santa Maria Vídeo e Cinema

Cultura