Foto: Marcos Oliveira (Divulgação)
O ator, dramaturgo e diretor Felipe Martinez apresenta, neste domingo (2), o espetáculo Não é hora de apontar culpados, às 19h, no Espaço Cultural Victorio Faccin (Rua Duque de Caxias, 380). A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis no site sympla.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com forte tom político e social, a peça se define como um “espetáculo-denúncia” e traz discursos decoloniais que questionam as violências históricas sofridas pelos povos latino-americanos desde a invasão europeia até os dias atuais. O texto reflete sobre como as estruturas coloniais ainda se manifestam nas desigualdades e na exploração do trabalho, agora sob novas formas de dominação econômica. A montagem é uma criação original de Martinez, com direção de Aline Ribeiro, e faz parte do projeto financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do edital Artes e Economia Criativa (2024) da Secretaria de Cultura de Santa Maria.
A trama traz à cena diferentes personagens latino-americanos e dialoga com temas atuais do Rio Grande do Sul, como o resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão e os impactos socioeconômicos das enchentes.

De Portugal a Santa Maria
O espetáculo teve estreia internacional em Portugal, no Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), em maio deste ano. No Brasil, passou pelo XXXII Festivale, em Rolante (RS), onde recebeu o prêmio de Melhor Ator Adulto para Felipe Martinez, além de outras quatro indicações.
Após apresentação no exterior, chegou pela primeira vez no município em agosto. Agora, com mais uma apresentação. Durante o evento deste domingo,estará à venda o livro Não é hora de apontar culpados (Praxila Editorações, 2025), que traz o texto completo da peça.
O projeto La Cría
O espetáculo é a primeira criação do La Cría – Laboratório de Criação Cênica, iniciativa fundada por Felipe Martinez em 2023. O laboratório nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à criação teatral, oferecendo oficinas, grupos de pesquisa e ações voltadas à acessibilidade, como um grupo de teatro para pessoas surdas.
Sobre Felipe Martinez
Natural de Porto Alegre e residente em Santa Maria desde 2006, Felipe Martinez é bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral pela UFSM, fundador do grupo Teatro Por Que Não?, e desde 2012 administra o Espaço Cultural Victorio Faccin. Ao longo da carreira, dirigiu 16 espetáculos, escreveu 10 peças e atuou em nove montagens, com apresentações no Brasil, Portugal, Uruguai e Argentina. Acumula mais de 20 prêmios estaduais e nacionais e foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Santa Maria com a Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso, a mais alta honraria do teatro no município.
Além da estreia do novo espetáculo, Martinez prepara o lançamento de dois livros em 2025: o já citado Não é hora de apontar culpados, e O Circo do Mundinho Feliz, voltado ao público infantojuvenil.
Não é hora de apontar culpados
- Quando: Domingo (2), às 19h
- Onde: Espaço Cultural Victorio Faccin (Rua Duque de Caxias, 380)
- Ingressos: gratuitos, disponíveis no Sympla
- Duração: 60 minuto
- Classificação: 14 anos
Leia mais: