Arte: Rusha
25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Para celebrar a data, um show com entrada gratuita deve ocorrer na noite de sexta-feira (25) no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o espetáculo Tereza de Benguela Presente busca homenagear mulheres negras de Santa Maria que abriram caminho, inspirando, ensinando, benzendo e cantando. O projeto foi idealizado pela enfermeira e presidente do Compir, Leila Coutinho. Ao Diário, ela falou sobre o processo:
– No final de janeiro, quando começamos a pensar no que iriamos fazer, eu levei a proposta de fazer o dia 25 de julho. Todos concordaram. No dia 10 de fevereiro, eu procurei a Sariana Lima e a Rutielle Batista, porque eu tinha uma ideia de como seria o espetáculo, mas precisava de auxílio na parte artística. Em seguida, entramos em contato com a Rusha para que produzisse uma arte que fizesse referência a três gerações e a um momento que temos com nossas mães e avós.
Com roteiro de Louise da Silva e Maria Rita Py Dutra, o espetáculo Tereza de Benguela Presente tem direção geral de Sariana Lima e direção artística de Rutielle Batista. O figurino do elenco é assinado por Daiana Marcelino. A arte de divulgação do evento é da artista visual Rusha Silva. As fotografias e filmagens ficam a cargo de Gabrielle Borges e Rodolfo Rossi.
– Queremos levar um pouco dessa ancestralidade para o palco, essas Terezas de Benguela que vieram antes de nós e são mulheres de luta. Tenho certeza que será um momento único e grandioso – afirma Leila sobre a expectativa para o evento.
O espetáculo conta com o apoio de entidades e movimentos sociais locais e nacionais, como o Movimento Negro Unificado (MNU), Coletivo de Mulheres Negras Carolinas, Articulação Nacional de Enfermagem Negra (Anen), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Museu Treze de Maio, União de Negros pela Igualdade (Unegros) e Coletivo Artístico Ancestral Laba Laba.
Programe-se!
Tereza de Benguela Presente
- Quando – Sexta-feira (25), das 19h às 21h
- Onde – Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n)
- Ingresso – Gratuito pelo site do Theatro Treze de Maio