Foto: Luisa Machado (Divulgação)
Após uma bem-sucedida pré-exibição, o curta-metragem documental “De Mão em Mão” anuncia sua estreia oficial com uma programação especial de três dias em Santa Maria. O lançamento celebra a conclusão do projeto, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo de Santa Maria, e entrega à comunidade uma obra que investiga as profundas raízes culturais do porongo e da cuia no sul do Brasil. O filme terá sua estreia na próxima quinta-feira (13), em uma sessão gratuita no cinema Arcoplex, do Royal Plaza.
Nos dias seguintes, o filme circula em outros pontos de cultura para ampliar sua acessibilidade para a comunidade local, com duas exibições gratuitas: no dia 14 de novembro, no campinho da Vila Resistência, e no dia 15 de novembro, no Ateliê da Estação (Manoel Ribas, 1900), com apresentação musical de Sandro Cartier e Daniel Rosa (autores da trilha sonora do filme). As sessões buscam ressaltar a obra primeiramente nas comunidades que são parte fundamental da narrativa.
A narrativa
Com 25 minutos de duração e classificação livre, a obra propõe uma reflexão sensível sobre como objetos cotidianos carregam memórias, conectam territórios e fortalecem identidades. A partir de um olhar que atravessa saberes indígenas, africanos, populares e acadêmicos, o documentário destaca o protagonismo de comunidades tradicionais e evidencia o papel do porongo como símbolo de pertencimento e resistência cultural.
Filmado em locações como a Vila Resistência, Arroio do Só, a aldeia guarani Tekoá Guaviraty Porã e Porto Alegre, o documentário reafirma seu compromisso com a diversidade e a democratização do acesso.
A versão final da obra conta com legendas em português e espanhol, acessibilidade em LIBRAS e uma dublagem especial na língua mbyá-guarani. Ampliando a experiência do projeto, a trilha sonora, composta por Daniel Rosa e Sandro Cartier, será lançada em todas as plataformas de música, reforçando o conceito transmídia da obra e oferecendo ao público mais uma forma de imersão na narrativa.
Acesso
Em breve o documentário ficará disponível gratuitamente no canal do Youtube StreamingSul e EXP Transmídia, permitindo que o público assista e interaja com o projeto além das sessões presenciais. A produção é da StreamingSul, com coprodução da EXP Transmídia, argumento original de Fabrício Fortes e apoio cultural da Cia das Cuias.
Estreia do curta-metragem “De Mão em Mão”
Classificação Indicativa: Livre
Entrada: Gratuita.
Programação Completa:
● 13 de novembro (Quinta-feira), 19:00
○ Local: Cinema Arcoplex, Royal Plaza Shopping
○ Evento: Sessão para convidados e público em geral.
● 14 de novembro (Sexta-feira), 19:00
○ Local: Campinho da Vila Resistência, Bairro Pinheiro Machado;
○ Evento: Exibição aberta ao público.
● 15 de novembro (Sábado), 19:00
○ Local: Ateliê da Estação, (Manoel Ribas, 1900);
○ Evento: Exibição aberta ao público, com apresentação musical dos autores
da trilha sonora do filme, Sandro Cartier e Daniel Rosa.
Quem fez
● Direção: Rafael Roso Berlezi
● Roteiro: Fabrício Fortes
● Produção e Som Direto: Leonardo Gadea
● Direção de Arte: Janaína Falcão
● Montagem: Alberto Feoli
● Trilha Sonora: Daniel Rosa e Sandro Cartier
● Design Gráfico e Redes Sociais: Pamela Batu
● Assistência de Produção: Luísa Machado
Leia mais:
- "Estamos trabalhando para lançar, em seguida, a programação de Natal", confirma secretária da Cultura de Santa Maria
- Viva o Campus deste domingo terá programação alusiva à COP 30
- Escolas públicas de Santa Maria recebem projeto de música e teatro sobre alimentação saudável