Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto nesta quarta-feira (24) para tornar obrigatória, a partir de 2026, a exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema de todo o país.

A medida regulamenta a Cota de Tela para o ano que vem e estabelece um número mínimo de sessões em salas comerciais. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) fará a fiscalização.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Através deste decreto, também assinado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, é assegurado espaço contínuo e diversificado para o cinema brasileiro no circuito comercial. Com a Cota de Tela há a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais por um número mínimo de dias ao longo do ano.

A medida do governo é uma busca por diversidade e uma garantia de que vários títulos brasileiros cheguem às telas em vez de um número restrito de produções.

O decreto governamental também é uma maneira de estimular o setor audiovisual, incrementando sua produção, circulação, geração de empregos e renda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Agência Brasil

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas Anterior

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas

Gelson Oliveira canta Gilberto Gil em concerto com Paulinho Fagundes e Grupo de Câmara da Orquestra Jovem Recanto Maestro Próximo

Gelson Oliveira canta Gilberto Gil em concerto com Paulinho Fagundes e Grupo de Câmara da Orquestra Jovem Recanto Maestro

Cultura