Foto: Divulgação)
O Ensemble Novas Tríades: Conjunto de Música Atemporânea da UFSM lança seu primeiro álbum, Atemporâneo #1, nesta quinta-feira (13), às 16h, no Auditório do SIPEH II (Prédio 74E) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento integra a cerimônia de abertura do II Festival Novas Tríades.
A produção foi gerada por professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFSM, que tem como foco a difusão da música de concerto contemporânea brasileira, especialmente aquela produzida por compositores atuantes no Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O que será apresentado
O álbum reúne obras de três compositores de diferentes gerações. A uruguaia Clara Lamonaca (1997), radicada em Pelotas, apresenta A última porta de uma viatura (2022), composição que constrói paisagens sonoras de desolação e violência. O baiano Paulo Rios Filho (1985), professor da UFSM desde 2020, assina Agueré (2022), peça vibrante que dialoga com os toques do orixá Oxóssi e homenageia instrumentos como os atabaques do candomblé. Já o porto-alegrense Celso Loureiro Chaves (1950) contribui com Five Cadenzas (2018), obra que explora, entre o vigor e a introspecção, as potencialidades expressivas do contrabaixo.
O pré-save de Atemporâneo #1 está disponível em: https://tratore.ffm.to/novastriades.
O grupo
Em três anos de trajetória, o projeto tem se apresentado em espaços de destaque no Estado. O grupo busca aproximar o público da criação musical contemporânea, valorizar a música de concerto como expressão da diversidade cultural e democratizar o acesso à produção atual.
Confira a programação do Festival
Leia mais: