Foto: Reprodução
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar e um dos maiores nomes de Hollywood, morreu nesta terça-feira (16), aos 89 anos. A informação foi confirmada à imprensa americana por Cindi Berger, diretora-executiva da agência Rogers & Cowan PMK. A causa da morte não foi divulgada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas do cinema mundial. Desde os anos 1960, protagonizou clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976), tornando-se símbolo de carisma e elegância nas telas. Dividiu cena com nomes como Paul Newman, Jane Fonda, Meryl Streep, Dustin Hoffman e Barbra Streisand. Como diretor, conquistou o Oscar em 1980 com Gente como a Gente e recebeu um Oscar honorário em 2002, por ser “inspiração para cineastas de todo o mundo”.
Além de ator e diretor, Redford foi produtor, ativista e fundador do Instituto Sundance, responsável pelo Festival de Sundance, referência mundial no cinema independente. Engajado em causas sociais e ambientais, deixou marca também fora das telas. Ele anunciou a aposentadoria em 2018, após o filme O Velho e a Arma. Sua última aparição foi em Vingadores: Ultimato (2019).
Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas, Shauna Jean e Amy Hart Redford. Perdeu dois filhos: Scott Anthony, em 1959, e David James, em 2020. Detalhes sobre velório e sepultamento não foram divulgados.
A influência de Redford no cinema atravessou gerações, mas também alcançou a internet. Um GIF retirado do filme Mais Forte que a Vingança (1972), em que seu personagem Jeremiah Johnson faz um gesto de aprovação com a cabeça, viralizou a partir de 2012 e se tornou um dos memes mais famosos da cultura digital.
Robert Redford, who died today, was also the person in the popular “nodding” meme pic.twitter.com/FoBkDrrBZ3
— BNO News Live (@BNODesk) September 16, 2025
Leia mais