
Santa Maria está recebendo a 8ª edição do projeto "Vem Pra Roda Brincar". A ação reúne dezenas de capoeiristas de diversos estados do Brasil, como Mestre Montana (RJ), Mestre Buiu (SP), Mestra Kelly (MG), Mestre Nino Alves (RS), Mestre Nikimba (PR) e Mestre Motta (PR) entre graduados, formandos e alunos do Projeto Candeeiro e de outros grupos de capoeira.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação contou com oficinas em escolas, batizado e troca de cordas, além de rodas e confraternização. No dia 9 de setembro, às 15h, uma grande roda encerra o evento, na Gare da Viação Férrea.
O santa-mariense Josué Rillo Dalfolo, o Contramestre Primata, que prática capoeira há 34 anos e ensina a arte para crianças e adultos há 25, irá receber, também no dia 9 de setembro, o diploma de Mestre pelo grupo Candeeiro, o estágio máximo da capoeira. A formatura ocorre às 10h no Espaço Cultural Victorio Faccin, na Rua Duque de Caxias.

Santa Maria é reconhecida na prática da capoeira e comporta diversos grupos de múltiplas vertentes. Desde os anos 1980, muitas figuras fundamentais para essa cultura popular, como o Contramestre Primara, já passaram pelo município no ensino da capoeira. Atualmente, diferentes projetos, associações, professores e mestres movimentam a cena local para oportunizar a educação e valorização da cultura da capoeira.
O projeto "Vem Pra Roda Brincar" é idealizado pelo contramestre Primata, com realização do grupo Candeeiro Capoeira.