Foto: Juliettee Bavaresco (Divulgação)
Registro do Lanceirinho Negro, espetáculo do grupo.
A programação de 17 anos da Trupi di Trapu: Teatro de Bonecos chega em Santa Maria com dois espetáculos gratuitos, voltados ao público infantil e infantojuvenil. Previstos para sábado (27), as apresentações serão no Atêlie Griô, na Vila Resistência, no Bairro Pinheiro Machado e no Ateliê da Estação, na Vila Belga, e contarão com intérprete de Libras. As obras apresentadas abordam diversidade, igualdade étnico-racial e resgate da contribuição do povo negro na construção da identidade cultural do Estado. Entrada gratuita.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Inspirado no livro homônimo da autora gaúcha Angela Maria Xavier Freitas, o espetáculo Lanceirinho Negro narra a história de um menino que cresce ouvindo do avô relatos sobre os Lanceiros Negros. Orgulhoso da memória desses guerreiros, ele mantém viva a importância da liberdade e da ancestralidade. A peça é dirigida e encenada por Mayura Matos. Já a segunda obra apresenta Bandele, um menino que, ao bater seu tambor, relembra a trajetória de sua aldeia. Ele pede ajuda aos espíritos guardiões do grande Baobá para proteger as histórias do mundo. Tem como base a produção da escritora Eleonora Medeirosa e direção é de Leandro Silva.
Programação em Santa Maria – 27 de setembro
- 15h – O Lanceirinho Negro. No Ateliê Griô – Vila Resistência (Rua Eng. Adi João Forgiarini, 236, Bairro Pinheiro Machado)
- 19h – Bandele. No Ateliê da Estação (Rua Manuel Ribas, 1900 – Centro)

Sobre a Trupi di Trapu
Fundada em 2008, em Porto Alegre, a Trupi di Trapu tem foco na formação de plateias e na capacitação de educadores para o uso do teatro de bonecos em sala de aula. O grupo já produziu sete espetáculos, oficinas e workshops em mais de 30 cidades do Brasil e no exterior. Atualmente, reúne mais de 20 profissionais e mantém como marca a diversidade e a linguagem artesanal com tecidos e materiais reaproveitados.
Leia mais:
- Menos é Mais emplaca duas músicas entre as três mais ouvidas no país; grupo vem a Santa Maria em novembro
- Casa Solar celebra três anos com revista inédita e novas exposições nesta sexta-feira
- Artistas de Santa Maria são selecionados para projeto Som do RS e se apresentarão em São Paulo