Foto: Vinicius Becker (Diário)
A performance “Transvessias” estreia nesta quinta-feira (23), às 20h, durante o evento QuintHall Café, no hall do Restaurante Universitário I, promovido pela PRAE e SATIE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A apresentação é resultado das oficinas de teatro contemporâneo do projeto “Transver – Ações Performáticas junto da comunidade Transgênero de Santa Maria”, desenvolvido ao longo de 2025.
Segundo os organizadores, o projeto é pioneiro na região Central ao reunir apenas pessoas trans no elenco e na equipe técnica, resultando possivelmente no primeiro espetáculo teatral formado exclusivamente por pessoas trans de Santa Maria. A direção é assinada por Duane Castro, bolsista de iniciação científica desde o início das ações do projeto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento de Artes Cênicas da UFSM, o grupo de pesquisa Tradere – Tradição, Traição e Práticas Contemplativas (DAC/UFSM) e o Ambulatório Municipal de Saúde LGBT+ Transcender. O projeto surgiu em 2024 com o objetivo de criar um espaço seguro de expressão e investigação teatral voltado exclusivamente a pessoas trans, promovendo o fortalecimento de identidades, corporalidades e histórias a partir de uma dinâmica de fala e escuta horizontalizada.
Além da estreia no campus, “Transvessias” também fará apresentações em outros espaços culturais e educacionais da cidade, incluindo a Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, a Feira Bruxesca e o Ambulatório Transcender. A performance propõe reflexões sobre resistência, corpo e pertencimento, como destaca um trecho da sinopse:
"No encontro de nossas travessias e transições, criamos um novo mundo, um espaço nosso.
Ovos são gerados e quebrados, esqueletos são chacoalhados.
Processos de transgressão em comunidade, em soma.
O que podem os corpos que não se dobram? Como se encontra euforia num mundo em disforia?
Como se acha conforto e descanso em um campo de guerra?
Andar em paz, merecemos".
- Performance “Transvessias”- duração 40 min.
- Debate “Presentificação dos corpos dissidentes e trans nas artes cênicas- Sua importância, incentivo e permanência”- duração de até 30 min.
*Classificação indicativa: 14 anos.
Leia mais:
- Concerto da Orquestra Infanto-Juvenil Recanto do Sol leva música e transformação social ao Theatro Treze de Maio nesta quinta
- VÍDEO: “A gente tem um carinho, uma gratidão muito grande”: em noite de garoa e emoção, Henrique & Juliano reúnem multidão em Santa Maria
- Inscrições para a 32ª Tertúlia Musical Nativista começam nesta terça em Santa Maria