Foto: Tales Trindade
Primeira edição do evento será realizada em abril, nas ruas do campus sede da UFSM

A Ultramaratona de Santa Maria – Desafio Imembuí abre inscrições nesta quarta-feira (7) e será realizada nos dias 18 e 19 de abril, no campus da UFSM. Organizado pelo Instituto Columbia, o evento aposta em um formato acessível e noturno, com provas de 3 e 12 horas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ultramaratonista com experiência internacional, Luciano Moreira explicou, em entrevista ao Papo D Esporte, que a ultramaratona vai além da distância. Tecnicamente, são consideradas ultras todas as provas acima dos 42,195 km de uma maratona. Mas, segundo ele, o conceito é mais amplo.
– A ultramaratona é muito mais que um número. Ela é uma corrida em que tu descobre coisas que numa prova menor tu não descobriria. É um desafio físico, mas principalmente mental – avaliou.
Moreira citou como exemplo a prova de 246 km que disputou na Grécia, concluída de forma contínua em 33h50min, para reforçar que a resistência mental costuma ser decisiva nesse tipo de desafio.
No entanto, a proposta da Ultra Santa Maria, segundo o presidente do Instituto Columbia, Rodrigo Jappe, é tornar a modalidade mais acessível.
– Quando a pessoa ouve falar em ultramaratona, pensa que não é para ela. A nossa ideia foi fazer ajustes para que ela seja inclusiva, tanto para o atleta de alta performance quanto para quem está começando – pontuou Jappe.
Formato
A competição contará com duas provas. Na disputa de 3 horas, os atletas poderão se inscrever de forma individual, em dupla ou em quarteto. Vence quem completar a maior quilometragem dentro do tempo limite. Já a prova de 12 horas terá as opções individual, dupla, quarteto ou octeto, permitindo estratégias variadas de revezamento.
– A gente quer fomentar esse espírito de equipe, de amigos torcendo, de família acompanhando – destacou Luciano.
Além do revezamento, outro diferencial do evento é o formato noturno. A largada da prova de 12 horas será às 19h do dia 18 de abril, com término às 7h da manhã do dia seguinte.
Toda a prova será realizada dentro do campus sede da UFSM, em circuito asfaltado e seguro, com pouca elevação. A organização prevê ambulância, segurança interna, hidratação, alimentação, cronometragem eletrônica, além de premiação por faixas etárias.
Procura internacional
Segundo os organizadores, o evento já desperta interesse além de Santa Maria. Um grupo VIP criado para atletas reúne mais de 70 participantes de 22 cidades, incluindo corredores do exterior.
– Tem gente da Argentina, de vários Estados do Brasil. E isso tudo antes mesmo de entrarmos em contato com as assessorias de Santa Maria – relatou Moreira.
A organização pretende, nos próximos anos, adequar totalmente a prova às normas da Federação Brasileira de Atletismo e futuramente incluir a modalidade de 24 horas.
– A ideia é crescer, trazer atletas de fora do país e transformar a Ultramaratona em movimento para Santa Maria – completou Jappe.
As inscrições podem ser feitas a partir de links divulgados no Instagram oficial do evento, no perfil @ultrasantamaria.
Confira a entrevista