Acredite se puder

Ovos de chocolate estão mais baratos em relação ao ano passado em Santa Maria

Juliana Gelatti

"

A sensação de aumento de preços nos supermercados é geral. E pode ser por isso que, pelo menos em Santa Maria, os principais supermercadistas resolveram segurar os aumentos nos preços dos ovos de chocolate, que já chegaram das fábricas com reajuste de até 10% em relação ao ano passado.

Na cidade, a pesquisa feita pelo Diário em oito estabelecimentos, entre super e hipermercados e dois atacados, mostrou que os preços estão, em média, 2,22% mais baixos do que na mesma época de 2013. E isso que as remarcações para liquidar os produtos ainda não ocorreram, já que as promoções são mais comuns já na Semana Santa. O fenômeno é considerado atípico.

>> Confira um levantamento de preços dos ovos de páscoa nos mercados de Santa Maria 

No começo desta semana, o Diário percorreu os oito maiores supermercados da cidade para apurar os preços dos produtos escolhidos em 2012 para esse levantamento. Alguns produtos saíram de linha e dois (Sonho de Valsa e Laka, da Lacta) tiveram os pesos diminuídos em cerca de 20g.

A marca que teve a maior variação para baixo foi a Nestlé, com preços em média 10,5% mais baixos. A Lacta teve uma pequena variação, de -0,36%, e nos produtos da Garoto e da Arcor foram registrados aumentos de médios de pouco mais de 1%.

O economista e professor do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Mateus Sangoi Frozza, apenas sugere explicações para o resultado do levantamento da reportagem:

A hipótese mais plausível é que, como os alimentos e demais produtos imprescindíveis do dia a dia do consumidor subiram bastante e o semestre todo deve ser de inflação acima da meta, talvez os supermercadistas estejam tentando mascarar esse aumento no resto da loja segurando os preços dos ovos.

O índice oficial da inflação no Brasil, o IPCA, referente a março foi divulgado ontem e está 0,92% acima do apurado em fevereiro. Nos três primeiros meses do ano, o acumulado já é de 2,18%, quase a metade da meta para o ano de 2014 (4,5%).

Já o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e usado para reajustar os aluguéis, entre outros, fechou março 1,67% mais alto que em fevereiro. A alta é, aliás, o dobro dos dois primeiros meses do ano. Como os ovos são produtos sazonais, não costumam ser calculados nos índices de inflação.

Para Gilberto Cremonese, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), que reúne supermercadistas de Santa Maria, a explicação está na concorrência entre as empresas, competição na qual até pequenos estabelecimentos entram, à medida que se reúnem em redes:

A decisão de não repassar o aumento das fábricas ao consumidor foi tomada por uma ou duas redes locais. E os demais mercados grandes tiveram que seguir, para não ficar para trás explica.

Confira na edição impressa desta quinta-feira os preços apurados pelo Diário na segunda e na terça-feira.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A data dos chocolates está chegando e as lojas especializadas de Santa Maria abusam da criatividade

Próximo

Obra da sede da alemã KMW deve ficar pronta nos próximos meses em Santa Maria

Economia