comércio

VÍDEO: Sindilojas comemora horário ampliado e planeja maior flexibilidade

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A semana começou com o comércio aberto durante mais uma hora em Santa Maria. Agora, as lojas de rua consideradas não essenciais podem permanecer de portas abertas das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h, aos sábados. Os shoppings têm permissão para abrir do meio-dia às 20h, mas as lojas só podem funcionar por sete horas dentro do período.

Em mapa definitivo, cidades da região ficam na bandeira vermelha

O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) Região Centro, Ademir José da Costa, comemora a decisão tomada pela prefeitura. Para ele, o horário é mais atrativo para os clientes, já que 11h (horário de abertura até a semana passada) é próximo ao horário de almoço e fazia com que a população optasse por sair somente à tarde.

Ademir conta que o Sindilojas apresentou uma proposta ao Executivo para ampliar o horário do comércio em uma hora a cada 15 dias. De 24 de agosto a 6 de setembro, a ideia é abrir as lojas das 9h às 17h e, de 7 a 20 de setembro, das 9h às 18h.

A partir de 21 de setembro, a intenção da entidade é voltar à normalidade, das 9h às 19h. Porém, o andamento depende diretamente da evolução da pandemia.

- Estamos muito felizes em saber que o prefeito aceitou a ideia de estudar um planejamento pré-estabelecido para a abertura do comércio. Já contribuímos com a pandemia ao trabalhar com 50% do quadro de funcionários - comenta Ademir.

Para o presidente, o horário ampliado proporcionará melhores condições para as empresas se reerguerem na crise. O setor mais atingido foi o de confecção e roupas. As lojas do ramo chegam a registrar de 40% a 60% de queda no faturamento, segundo Ademir.

Grandes oscilações de temperatura marcam último mês de inverno em Santa Maria

DOMINGOS
A superintendente do Shopping Praça Nova, Luciane Lanção, acredita que o horário possibilitará que os dois públicos do local sejam contemplados: quem busca almoçar e quem procura os estabelecimentos no fim do dia. Agora, uma provável luta do shopping será voltar a abrir aos domingos.

- Em um futuro breve, pretendemos pleitear a abertura aos domingos. Quero combinar direitinho com meus pares. O domingo é tão bem-vindo quanto uma hora a mais de abertura ao longo da semana, por exemplo - justifica.

Conforme Luciane, a ampliação do horário significa menos chance de haver aglomerações. Na avaliação dela, a população está mais consciente quanto ao distanciamento. A semana anterior ao Dia dos Pais foi uma ótima experiência, de acordo com a superintendente.

- Acompanhamos o fluxo de entrada das pessoas de hora a hora. É impressionante como a população conseguiu se distribuir ao longo do dia para visitar o shopping no sábado, dia 8, véspera de Dia dos Pais - complementa.

Ela relata que há empresas procurando o shopping para inaugurar empreendimentos, na maioria, franquias.

O ATENDIMENTO*

Lojas de rua

  • Segunda a sexta - 10h às 17h
  • Sábado - 9h às 16h 

Shoppings

  • Segunda a sábado - Do meio-dia às 20h. Cada estabelecimento não essencial escolhe um turno de 7 horas para operar dentro desse período

*Nos domingos, todas as lojas de rua e shoppings não podem abrir

Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: empresa de aluguel de trajes precisou se reinventar

Próximo

Comércio abre uma hora mais cedo a partir desta segunda-feira

Economia