data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A semana começou com o comércio aberto durante mais uma hora em Santa Maria. Agora, as lojas de rua consideradas não essenciais podem permanecer de portas abertas das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h, aos sábados. Os shoppings têm permissão para abrir do meio-dia às 20h, mas as lojas só podem funcionar por sete horas dentro do período.
Em mapa definitivo, cidades da região ficam na bandeira vermelha
O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) Região Centro, Ademir José da Costa, comemora a decisão tomada pela prefeitura. Para ele, o horário é mais atrativo para os clientes, já que 11h (horário de abertura até a semana passada) é próximo ao horário de almoço e fazia com que a população optasse por sair somente à tarde.
Ademir conta que o Sindilojas apresentou uma proposta ao Executivo para ampliar o horário do comércio em uma hora a cada 15 dias. De 24 de agosto a 6 de setembro, a ideia é abrir as lojas das 9h às 17h e, de 7 a 20 de setembro, das 9h às 18h.
A partir de 21 de setembro, a intenção da entidade é voltar à normalidade, das 9h às 19h. Porém, o andamento depende diretamente da evolução da pandemia.
- Estamos muito felizes em saber que o prefeito aceitou a ideia de estudar um planejamento pré-estabelecido para a abertura do comércio. Já contribuímos com a pandemia ao trabalhar com 50% do quadro de funcionários - comenta Ademir.
Para o presidente, o horário ampliado proporcionará melhores condições para as empresas se reerguerem na crise. O setor mais atingido foi o de confecção e roupas. As lojas do ramo chegam a registrar de 40% a 60% de queda no faturamento, segundo Ademir.
Grandes oscilações de temperatura marcam último mês de inverno em Santa Maria
DOMINGOS
A superintendente do Shopping Praça Nova, Luciane Lanção, acredita que o horário possibilitará que os dois públicos do local sejam contemplados: quem busca almoçar e quem procura os estabelecimentos no fim do dia. Agora, uma provável luta do shopping será voltar a abrir aos domingos.
- Em um futuro breve, pretendemos pleitear a abertura aos domingos. Quero combinar direitinho com meus pares. O domingo é tão bem-vindo quanto uma hora a mais de abertura ao longo da semana, por exemplo - justifica.
Conforme Luciane, a ampliação do horário significa menos chance de haver aglomerações. Na avaliação dela, a população está mais consciente quanto ao distanciamento. A semana anterior ao Dia dos Pais foi uma ótima experiência, de acordo com a superintendente.
- Acompanhamos o fluxo de entrada das pessoas de hora a hora. É impressionante como a população conseguiu se distribuir ao longo do dia para visitar o shopping no sábado, dia 8, véspera de Dia dos Pais - complementa.
Ela relata que há empresas procurando o shopping para inaugurar empreendimentos, na maioria, franquias.
O ATENDIMENTO*
Lojas de rua
- Segunda a sexta - 10h às 17h
- Sábado - 9h às 16h
Shoppings
- Segunda a sábado - Do meio-dia às 20h. Cada estabelecimento não essencial escolhe um turno de 7 horas para operar dentro desse período
*Nos domingos, todas as lojas de rua e shoppings não podem abrir
Colaborou Rafael Favero