Vem aí um novo desafio para os candidatos do Enem


Estudantes de todo o país vão estar mobilizados, neste domingo (10), para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Desta vez, serão 90 questões, das áreas de matemática e ciências da natureza, que deverão ser resolvidas em cinco horas. A primeira prova foi aplicada no último domingo.

Neste ano, Santa Maria tem 15.604 inscrições confirmadas. Em todo o país, são 4.325.960 participantes, e no Estado, 279.028. Os portões se abrem ao meio-dia. As provas terão início às 13h30min e terminam às 18h30min. Para acessar o local de prova, é importante que o candidato fique atento à documentação.

Dicas

Se na primeira prova, realizada no último domingo, os candidatos enfrentaram a temida redação, agora, o desafio é a matemática. A dica dos professores da área é reforçar conceitos e fórmulas sobre os assuntos mais comuns, o que pode trazer mais tranquilidade e melhores chances de obter uma boa pontuação.
Na área da química, são destacados três aspectos. O primeira deles, é focar os estudos nos conteúdos mais recorrentes dos anos anteriores, realizando as questões de outras edições do Enem. As provas e os gabaritos de anos anteriores estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O segundo é chegar na prova com uma estratégia definida, ou seja, sabendo qual prova vai resolver primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada área do conhecimento. E por fim, avaliar o que deu certo e o que deu errado no primeiro dia de provas do Enem, principalmente em relação ao controle do tempo.


Foto: Beto Albert


Fator tempo

Para muitos candidatos, algumas questões das áreas de matemática e de natureza são muito trabalhosas, pois, às vezes, envolvem muito cálculo. Por isso, é preciso administrar bem o tempo para conseguir fazer a prova inteira. Um estudante que perde muito tempo em uma única questão frequentemente não consegue fazer a prova inteira, e acaba chutando questões sem sequer ter lido.
De um modo geral, os professores sugerem que os estudantes busquem iniciar a prova pelas questões mais fáceis. Confira algumas dicas do professor Mateus Beltrame, do Totem:

  • Faça questões voltadas ao Enem. A prova tem estilo próprio que mescla cálculos e questões mais interpretativas
  • Cuidado com as bandidas. Questões gigantes, difíceis e trabalhosas o mantém na mesma questão por muito tempo
  • Pule as questões gigantes. Volte se possível. É melhor seguir nas mais tranquilas
  • Alguma questão sempre vai ficar para trás. Para um chute, que seja a mais trabalhosa

Primeira prova

No primeiro dia de prova, aplicada no último domingo (3), os candidatos prestaram provas de linguagens, ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e redação. Segundo o Inep, houve abstenção de 26,6%, dos mais de 4,3 milhões de inscritos este ano.

Trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana do município informa que haverá reforço na operação do sistema de transporte público neste domingo. Três ônibus extras sairão da Rua Vale Machado a partir das 11h, somados aos horários da linha Camobi, sentido Centro-bairro, que farão a extensão até a UFSM. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) fará monitoramento do trânsito nos locais de provas e arredores. Esta edição do exame conta com 140 mil salas de prova, distribuídas em 1.753 municípios do Brasil. Na Região Central, o Enem é aplicado em Caçapava do Sul, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Gabriel, São Sepé e São Vicente do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Candidatos do Enem enfrentam segundo dia de provas neste domingo Anterior

Candidatos do Enem enfrentam segundo dia de provas neste domingo

Duas escolas estaduais de Santa Maria passarão a funcionar em turno integral em 2025; número também cresce na Região Central Próximo

Duas escolas estaduais de Santa Maria passarão a funcionar em turno integral em 2025; número também cresce na Região Central

Educação