Foto: Vitor Zuccolo (Diário)
No próximo domingo, 9 de novembro, milhares de candidatos vão encarar a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesses dias que antecedem a primeira etapa – a segunda prova está marcada para 16 de novembro –, aumentam as dúvidas e os níveis de ansiedade. Várias são as dicas e as orientações para esse período.
O diretor e professor do Totem, Jader Escobar, indica que, agora, o ideal é organizar um cronograma de revisões rápidas de conteúdo, ler redações produzidas ao longo do ano e fazer questões das provas antigas.
– Vale salientar que, neste momento, menos é mais. Nada de exageros na carga de estudos para evitar cansaço mental, pois a prova do Enem exige do estudante muita atenção e a mente leve durante a leitura das questões – sugere.
Escobar também orienta a manter uma rotina com alguns cuidados, principalmente na véspera da prova, como fazer alimentações mais leves, criar um ritual de concentração e, acima de tudo, rodear-se de pessoas contribuam positivamente.
– Também é importante visitar, no dia anterior, o local de prova, pois isso irá trazer tranquilidade no dia. Deixar roupas, documentos, alimentos que serão usados no dia da prova prontos na noite anterior, pois ajudará na concentração e evitará correrias.
A semana também pode ser dedicada à leitura de livros e à procura de notícias e podcasts.
Rede de apoio
Nesse período que antedece a primeira prova, é importante contar com a ajuda de familiares e amigos. Confira algumas dicas:
Comportamento
- Ansiedade e nervosismo – Muitos estudantes sentem uma pressão intensa, o que pode se manifestar em sintomas físicos e emocionais
- Procrastinação – A tendência de deixar o estudo para a última hora pode aumentar o estresse
- Mudanças de humor – Irritabilidade ou tristeza podem ser comuns devido à pressão e ao medo de não obter um bom resultado
- Alterações nos hábitos de sono – Dificuldade para dormir ou dormir excessivamente, ambos relacionados à ansiedade
Gestão do tempo
- Elaboração de um plano de estudo – Criar um cronograma abrangente que inclua todos os temas do exame e intervalos para revisão
- Estudo ativo – Adotar métodos como mapas mentais, flashcards e grupos de estudo
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais – Buscar técnicas de autocontrole e gestão emocional
Rede de apoio
- Amigos e familiares podem oferecer palavras de incentivo e um espaço seguro para expressar preocupações
- Estudar com colegas pode ajudar a esclarecer dúvidas e criar um ambiente colaborativo
- Reforçar as conquistas do estudante, lembrando-os de seu potencial e capacidade de superar desafios
Santa Maria
Neste ano, Santa Maria tem 9.759 inscrições confirmadas para o Enem. Em todo o país, são 4.811.338 participantes, e no Estado, 186.541.
Outro ponto importante é a documentação. O cartão de confirmação de inscrição está disponível na Página do Participante. Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, local de prova e opção de língua estrangeira escolhida.
A primeira prova abrange conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.
O exame
Primeiro dia de prova (9 de novembro)
- Conteúdo – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com questões de história, geografia, filosofia e sociologia
- Tempo de prova – 5h30min
Segundo dia de prova (16 de novembro)
- Conteúdo – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com questões de química, física e biologia; e Matemática e suas Tecnologias, com questões de matemática
- Tempo de prova – 5h
Horários
- Abertura dos portões – Meio-dia
- Fechamento dos portões – 13h
- Início das provas – 13h30min
- Término das provas (1º dia) – 19h
- Término das provas (2º dia) – 18h30min