data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: reprodução
Professores gravam aulas que serão transmitidas pela TV Câmara
Desde o início da pandemia da Covid-19 e a consequente suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino, professores de todos os níveis buscam alternativas para levar o conteúdo pedagógico até os estudantes, de forma remota. Em Santa Maria, o projeto Educação em Cena chegará até as casas dos alunos da rede municipal por meio da televisão. Uma parceria com a TV Câmara permitirá apresentar o material didático em programas diários.
'Descubra em Rede' fará mais de 200 lives para apresentar UFSM a novos alunos
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Madruga, a iniciativa tem por objetivo atingir todas as famílias, principalmente aquelas com dificuldade de acesso à internet e aos conteúdos repassados pelo ensino remoto.
Os programas são gravados na própria sede da Smed, onde um espaço foi adaptado. Cerca de 20 professores participam do projeto, que abrange todas as escolas da rede municipal, com aulas e histórias para turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O conteúdo vai ao ar de segunda a sexta-feira, na TV Câmara.
- A proposta surgiu dos próprios professores. Para que fosse efetivado, buscamos parcerias, como a TV Câmara e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e formas de produzir os programas. Tem sido desafiador e muito gratificante ver o resultado de todo o trabalho e do investimento feito - explica Lúcia.
Reitor demonstra preocupação com setor de limpeza em caso de retorno de atividades na UFSM
AULAS REMOTAS
Em entrevista ao programa Direto da Redação, da TV Diário, a secretária Lúcia Madruga conversou sobre a retomada gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino da cidade. Por enquanto, já está autorizada a abertura ao público das escolas de Educação Infantil da rede privada. Além disso, o decreto municipal 241 permite a realização de plantões pedagógicos e atividades híbridas em alguns níveis de ensino.
As medidas não valem para a rede municipal, que seguirá com atividades remotas, conforme Lúcia. A justificativa, segundo a secretária, é a necessidade de elaboração dos planos de contingenciamento de cada escola.
- O ano letivo está previsto para terminar em 23 de dezembro. E não há previsão de que as escolas municipais voltem às atividades presenciais ainda neste ano. Nossos esforços, agora, estão voltados para o planejamento de 2021 - afirma.
A expectativa para o próximo ano letivo, que na rede municipal terá início em fevereiro, é que o ensino seja híbrido - com aulas presenciais e ensino remoto.
COMO ASSISTIR:
Todo o conteúdo produzido para o Educação em Cena poderá ser acompanhado pelos seguintes canais:
Transmissões
- Quando - Segundas, quartas e sextas-feiras, pela TV Câmara (canal 18.2)
- Horários - Educação de Jovens e Adultos (EJA) etapa 4, às 7h30min; aulas para o 9º ano, às 7h55min; para o 6º ano, às 8h20min; e um bloco pedagógico, às 8h40min. À tarde, a partir das 13h30min, as aulas são para a Educação Infantil
Reprises
- Pela TV Câmara - Terças e quintas-feiras
- Pelo Youtube - No canal do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM)