Engenheira da UFSM vence prêmio nacional por projeto que democratiza o acesso à formação tecnológica

Engenheira da UFSM vence prêmio nacional por projeto que democratiza o acesso à formação tecnológica

Foto Eduardo Frazão (Divulgação)

A engenheira Emilly Raiane Rodrigues, de 24 anos, formada em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi a grande vencedora da região Sul no Prêmio Na Prática: Protagonismo Universitário 2025, que reconhece jovens de todo o país com trajetórias de impacto científico, social e educacional. Nesta edição, mais de 8 mil candidaturas foram iniciadas e apenas 15 finalistas chegaram à etapa decisiva, representando as cinco regiões do Brasil.

 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Emilly conquistou destaque nacional por sua atuação em pesquisa aeroespacial e educação científica. A jovem participou de um projeto internacional de nanosatélite no Centre National d’Études Spatiales (CNES), a agência espacial francesa, onde desenvolveu sistemas autônomos de recuperação do computador de bordo, aumentando em 98% a disponibilidade do satélite e reduzindo em 85% o tempo de inicialização.

 

Paralelamente, conduziu uma pesquisa aplicada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com foco em software embarcado e otimização de sistemas críticos, consolidando uma formação acadêmica de excelência.

 


Mas foi no campo da educação e inclusão tecnológica que Emilly ampliou seu impacto como cofundadora da Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial, a primeira da América Latina voltada à democratização do ensino de ciências e tecnologia. A iniciativa já impactou mais de 2 mil estudantes e estabeleceu parcerias com NASA, ESA, Boeing e Embraer, aproximando jovens da ciência por meio de atividades práticas e acessíveis. Seu engajamento também inclui projetos como “Minifoguetes em Escolas Públicas” e o “Webservatório”, ambos voltados à redução da evasão escolar e ao estímulo de carreiras em engenharia e ciências exatas.


Próximos passos 

Como vencedora regional, Emilly participará de uma imersão internacional na China, promovida pelo prêmio para conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo global.


Conheça os vencedores do prêmio Na Prática

Centro-Oeste e categoria “Nacional”

Gabriela Santos Mendanha, 24 anos, Medicina — Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás): desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial capaz de reduzir custos e aumentar a precisão em cirurgias oftalmológicas, reconhecido em congressos nacionais e internacionais.

 

Nordeste

Naomi Nascimento Ferreira dos Santos, 23 anos, Medicina — Universidade Federal do Ceará (UFC): fundadora da Missão Mulher Saudável, projeto de planejamento familiar que já levou educação sexual e métodos contraceptivos a mais de 300 mulheres no interior do Ceará.

 

Norte
Hugo Santos Maia, 23 anos, Engenharia de Energia — Universidade Federal do Pará (UFPA): criou um sistema interno de gestão de armazém na Suzano que reduziu divergências de estoque em 50% e o tempo de devoluções em 60%, além de atuar em pesquisas sobre energias renováveis.

 

Sudeste
Narayane Ribeiro Medeiros, 23 anos, Engenharia Aeroespacial — Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): finalista global da competição da NASA Space Apps Challenge e premiada pela SBPC, desenvolve pesquisa sobre montagem inteligente de aeronaves em parceria com a Embraer.


Pedro Henrique Rodrigues, 21 anos, Medicina — Universidade de São Paulo (USP): liderou a refundação da tradicional Bandeira Científica da USP, que retomou expedições humanitárias e realizou mais de 5 mil atendimentos em comunidades em vulnerabilidade.

 

Sul

Emily Raiane Rodrigues, 21 anos, Engenharia Aeroespacial — Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): trabalhou na agência espacial francesa CNES com sistemas de nanosatélites e co fundou a Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial, que já impactou mais de 2 mil estudante


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com a greve, Santa Maria pode ter ano letivo concluído só em 2026, dizem Sindicato e Secretaria de Educação Anterior

Com a greve, Santa Maria pode ter ano letivo concluído só em 2026, dizem Sindicato e Secretaria de Educação

Inscrições para o Vestibular 2026 da UFSM seguem até o dia 10 de novembro Próximo

Inscrições para o Vestibular 2026 da UFSM seguem até o dia 10 de novembro

Educação