Prazo para matrículas do Ensino Fundamental termina nesta semana; prefeitura convoca professores para rede municipal

Prazo para matrículas do Ensino Fundamental termina nesta semana; prefeitura convoca professores para rede municipal

Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

Pais e responsáveis de alunos que solicitaram ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental devem ficar atentos ao prazo de matrículas, que foi ampliado até a próxima sexta-feira (19). Para garantir a vaga, pais ou responsáveis devem ir diretamente na escola na qual o aluno foi designado. A consulta pode ser feita no Portal Escola RS, buscando pelas informações de matrícula pelo ícone “consulta de candidato” e preenchendo os dados indicados na tela.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na escola, é necessário preencher a documentação necessária para efetivar a matrícula, e apresentar os seguintes documentos: CPF e certidão de nascimento do aluno; CPF dos pais ou responsável legal; comprovante de residência; carteira de vacinação atualizada do aluno, entre outros que a escola possa solicitar.

Já o período para transferências e para solicitações de vagas remanescentes ocorre na segunda chamada, que será realizada entre os dias 20 de dezembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026. A confirmação presencial das matrículas será em janeiro.

Dúvidas podem ser direcionadas para a Central de Matrículas, que fica na Rua Serafim Valandro, 369, Bairro Nossa Senhora do Rosário. O atendimento ocorre nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min, e nas quartas-feiras, das 8h ao meio-dia. A distribuição de fichas é feita até as 11h30min e até as 17h. Mais informações pelos telefones (55) 3174-1511, opção 2, (55) 98419-8417 ou (55) 98454-9250.


Cronograma

  • Até 19 de dezembro – Efetivação presencial da matrícula (1ª chamada), diretamente na escola
  • Entre 20 de dezembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026 – Segunda chamada de pré-matrícula e solicitações de transferência escolar para ingressantes da 2ª chamada, pelo site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc)


Convocação de professores

A prefeitura de Santa Maria publicou, na sexta-feira (12), um comunicado de nomeação de 61 professores efetivos para janeiro de 2026. O objetivo é orientar e facilitar as providências a serem adotadas de forma a permitir que preparem, de maneira antecipada, a documentação necessária, procedam aos ajustes de lotação junto à Secretaria de Educação, e providenciem os exames médicos admissionais antes da nomeação, prevista para ocorrer em janeiro.

Ao todo, são 61 profissionais aprovados, sendo 36 professores para a Educação Infantil e 25 professores para os Anos Iniciais. Os convocados vão compor o quadro da rede municipal. Com as nomeações, os 1,7 mil cargos efetivos de professores estarão preenchidos. A partir de segunda-feira, os candidatos devem comparecer à Secretaria de Educação (Alameda Buenos Aires, 128, Bairro Dores), das 8h às 13h, a fim de tratar da sua lotação em uma das escolas da rede municipal.

– Vamos avançar e vamos vencer as dificuldades. As novas contratações são para completar o nosso total de vagas. Aliado a isso, encaminhamos para a Câmara dos Vereadores um projeto para a renovação dos contratos temporários. Esses contratos não substituem as vagas efetivas, mas são necessários também para algumas finalidades. É uma pauta que precisa de sensibilidade e de extrema importância para a rede de Ensino – reforça o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para matrículas do Ensino Fundamental termina nesta semana; prefeitura convoca professores para rede municipal Anterior

Prazo para matrículas do Ensino Fundamental termina nesta semana; prefeitura convoca professores para rede municipal

65 anos de uma instituição que se tornou segunda casa Próximo

65 anos de uma instituição que se tornou segunda casa

Educação