Foto: Vinicius Becker (Diário)
A secretária adjunta de Educação de Santa Maria, Adriana Bonumá, reforçou que as famílias têm até esta sexta-feira (30) para solicitar novas vagas ou pedir transferências na educação infantil da rede municipal. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5) nesta quinta-feira (29), ela destacou que o prazo é considerado fundamental para organizar a distribuição dos alunos antes do início do ano letivo, marcado para 23 de fevereiro, garantindo que todas as crianças sejam encaminhadas às escolas conforme a disponibilidade da rede.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Adriana reiterou a importância da atenção das famílias quanto às diferenças entre os procedimentos.
Os pedidos de novas vagas podem ser feitos de forma online, pelo site da prefeitura, até às 23h59 desta sexta-feira (30), enquanto as transferências devem ser solicitadas exclusivamente de forma presencial na Central de Matrículas, até as 17h. O atendimento ocorre na Rua Serafim Valandro, 369, anexa à Escola Cícero Barreto.
O que acontece após o prazo
De acordo com a secretária adjunta, atualmente cerca de 5,2 mil crianças já estão matriculadas na educação infantil do município. Ainda assim, a prefeitura estima que as famílias de mil a 1,5 mil crianças ainda devem procurar vagas nos próximos dias.
— Pelas nossas expectativas, há um número ainda razoável de crianças que devem fazer o seu pedido de vaga. É bastante ainda — afirmou.
Após o encerramento do prazo de inscrições e transferências, a prefeitura fará a designação das crianças ainda não matriculadas para as escolas disponíveis. A lista será publicada em 4 de fevereiro.
Depois disso, as famílias terão de 5 a 19 de fevereiro para efetivar a matrícula diretamente na escola indicada.
— Caso a criança não realize a matrícula dentro do prazo, a vaga passa para a próxima criança da lista — explicou Adriana.
Um novo período de solicitação de vagas será aberto somente após o início do ano letivo.
Como funcionam os convênios e compra de vagas
A Secretaria de Educação também mantém convênios com instituições filantrópicas e compra vagas em escolas privadas quando a rede pública não consegue atender toda a demanda.
Segundo Adriana, as instituições filantrópicas conveniadas já estão recebendo alunos designados pelo município.
Entre elas estão instituições como Francisco Spinelli, Pão dos Pobres e Bom Pastor.
— Essas escolas já estão fazendo suas matrículas e algumas ainda têm poucas vagas disponíveis — afirmou.
Já a compra de vagas em escolas privadas ocorre somente após o esgotamento das vagas públicas.
— Primeiro precisamos distribuir as crianças em todas as vagas públicas disponíveis. Depois disso, iniciamos o processo de compra de vagas — explicou.
A secretária adjunta destacou que algumas regiões da cidade, como a Região Leste, tradicionalmente exigem essa complementação por falta de vagas públicas suficientes.
Sobre o total de vagas ofertadas por meio de convênios e compras, Adriana afirmou não ter o número exato no momento da entrevista, mencionando apenas que a estimativa gira em torno de 600 vagas, mas que o dado ainda precisa de confirmação e varia a cada ano.
Central de Matrículas
O atendimento ao público ocorre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min; e às quartas-feiras, das 8h ao meio-dia. A distribuição de fichas para atendimentos ocorre até as 11h30min no turno da manhã e até as 17h durante a tarde. Os telefones da Central são: (55) 3174-1511, opção 2, ou (55) 98419-8417, ou (55) 98454-9250.
A orientação da Secretaria de Educação é que as famílias não deixem o pedido para a última hora e observem se o procedimento deve ser feito online ou presencialmente.
— Ainda temos quinta e sexta-feira para que as famílias façam os pedidos de transferência e de novas vagas — reforçou a secretária adjunta.
Confira a entrevista