Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Emanoela e a mãe Dóris aproveitavam o intervalo para descanso

No intervalo entre uma prova e outra do Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vale conhecer o campus, provar o tradicional xis da cidade e fazer a última revisão. Vale, também, aproveitar a companhia da família e descansar. Foi o que fez a Emanoela Soares, 18 anos. Ela veio, acompanhada dos pais e dos irmãos, de Porto Alegre. Neste domingo (11), antes da terceira prova, a vestibulanda descansava em uma árvore do bosque, próximo ao planetário. O desejo é ingressar no curso de Terapia Ocupacional neste ano.
– Agora estou focando só em descansar, comer um pouco, porque, na hora da prova, eu fico bem nervosa, então não consigo comer direito. É a minha primeira vez aqui em Santa Maria, então estou aproveitando para conhecer um pouco mais da universidade. É muito grande, e eu achei muito legal. É como se fossem vários campi em um só, e aí isso torna tudo bem grande. A estrutura da sala é muito boa, eu adorei. Espero entrar.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A psicóloga Dóris Sores, de 43 anos, acompanhava a filha. Neste momento de espera, conta, os jogos, leitura e a feira no campus são o principal passatempo.
– Aproveitamos para passear. Eu já tinha vindo aqui (em Santa Maria) há muitos anos, logo que comecei a graduação. A gente trouxe livro, jogos, comida e organizou o carro para poder tirar um cochilo. Estamos aproveitando bastante.
No almoço, o tradicional xis
No bosque e nos corredores do campus, outros candidatos também aproveitavam o intervalo entre as provas para recarregar as energias. Vindo de Montenegro, o estudante Pedro Kunrath Birnfeld, de 17 anos, fez uma viagem longa até Santa Maria para buscar uma vaga no curso de Medicina. Próximo ao planetário, o vestibulando usou o horário de almoço para provar o tradicional xis da cidade e descansar antes da próxima prova.
– É bem bom (o xis). O campus aqui é bem legal, bem espaçoso. O bom é parar, comer depois da prova e dar uma descansada antes de ir para a próxima. A ideia agora é mais descansar a cabeça mesmo, relaxar um pouco para se preparar para o que vem – contou.

Na companhia de Pedro, a candidata Amanda Silveira Bido, de 20 anos, também passava o intervalo. Ela disputa uma vaga em Terapia Ocupacional. De Montenegro, onde reside, ela conta que foram três horas e meia de viagem até Santa Maria:
– A viagem foi tranquila, apesar da ansiedade. O campus é enorme, é muito fácil se perder. Quando eu acho que vi tudo, ainda tem mais coisa para conhecer. É bem bonito.
No intervalo entre as provas, Amanda prefere não revisar conteúdos.
– Eu como, relaxo, tomo uma água e converso sobre a prova anterior. Isso ajuda a ficar mais tranquila para a próxima. E o tempo também está ajudando, não está tão quente e tem um ventinho mais friozinho, perfeito – disse.

Revisão também faz parte da estratégia
Já entre os candidatos que usam o intervalo para estudar está Artur Homrich Carvalho, de 18 anos, morador do centro de Santa Maria e candidato ao curso de Ciência da Computação. Após o término da prova, ele dividia o tempo entre descanso, alimentação e revisão de conteúdos.
– Depois que acabou a prova, vim dar uma descansada, me alimentar e revisar um pouco, principalmente redação, que é o que mais me pega. Também dou uma olhada em física e química, mais nas fórmulas e conteúdos específicos – explicou.

Artur estava acompanhado do irmão e contou com o apoio da mãe, que foi até o campus para levar comida e ajudar na logística do dia.
– A gente mora no centro, mas sair daqui para comer seria complicado por causa do tempo entre as provas. Então minha mãe veio trazer comida e vai ficar comigo até eu entrar para a próxima prova. Esse apoio é muito importante, dá uma tranquilidade extra e um conforto inexplicável – afirmou.
Leia também:
- Com apoio da família, candidata de São Pedro do Sul enfrenta o segundo dia do Vestibular da UFSM
- Segundo dia de vestibular da UFSM registra 34% de abstenção
- Tema que abre o segundo dia do Vestibular da UFSM destaca o livro e a cultura da leitura
Vestibular da UFSM
O Vestibular da UFSM conta, nesta edição, com 13.760 inscrições homologadas, um aumento de 9% em relação a 2025, quando o certame teve 12.574 inscritos. Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Vestibular da UFSM possui uma estrutura de provas organizada a partir das habilidades desenvolvidas em cada ano do Ensino Médio.
A avaliação segue habilidades de referência adaptadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), distribuídas conforme as grandes áreas do conhecimento, respeitando a progressão dos conteúdos ao longo da formação escolar.
Cobertura do Grupo Diário
Quem quiser acompanhar de perto o primeiro dia do Vestibular 2026 e do PSS poderá conferir a cobertura especial do Grupo Diário. A transmissão ao vivo segue na tarde deste domingo (11), no YouTube do Diário, trazendo informações em tempo real sobre o trânsito, a movimentação no campus sede em Santa Maria e entrevistas com estudantes, familiares e autoridades envolvidas na organização do concurso.
Confira a programação completa das transmisões na Rádio CDN (93.5), TV Diário e YouTube:
- 12h30min às 14h
- 17h às 18h