"Ser avô ou avó significa amor": no Dia dos Avós, Diário celebra quem cuida, ensina e inspira gerações

Fotos: Vinicius Becker (Diário)

A história da família Centurião pode ser acompanhada na disposição de Carla, com 63 anos, e Antonio, de 65 anos, ambos aposentados. Ainda que os filhos e netos morem em outras residências, a casa continua sendo lar das lembranças. Paredes revestidas de afeto contam os passeios, colos, peripécias e datas importantes ao longo dos anos e das gerações. Afinal, avó e avô é o reencontro de tudo isso.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Neste 26 de julho, Dia dos Avós, não é apenas o calendário que nos lembra da importância deles. São os cheiros familiares da comida feita com carinho, os conselhos ditos com doçura e o cuidado constante. Na casa dos Centurião, em Santa Maria, cada canto guarda um pouco da infância dos netos, também dos filhos e até dos que vieram antes. Justamente nesta data, o Grupo Diário acompanha a família assinante e os presenteia com a promoção Teu Momento D+


— A gente sabe que os filhos são do mundo, mas fazemos questão de manter um registro diário, porque é legal tu tomar café olhando para o passado. Não é que tu viva no passado, mas é que tu sabe da onde tu veio, para prosseguir. E os netos são esse prosseguimento. Por isso que é tão angustiante hoje tu lidar com um mundo que é completamente diferente daquele que se criou — aponta e reflete Carla.

A matriarca se refere ao desafio de crescer junto com o neto Ian, de 13 anos, e da neta Beatriz, de 10. A criatividade dela e o senso crítico dele encantam os avós, que se consideram parte de uma nova geração de vovôs e vovós. A "nova era" não é conhecida por fazer bolos de chocolate em abundância — como lembra Carla, referindo-se à própria mãe —, mas sim pelo pique em acompanhar os mais novos e pela curiosidade em correr atrás da tecnologia.


— Em primeiro lugar, quando tu pega um neto no colo, tu revive automaticamente a tua maternidade. E aquela e aquele serzinho, ele recebe a mesma capacidade de amarmos incondicionalmente. E isso se transporta para o restante da vida. A partir do momento que nasceu, é meu neto para o resto da vida. Graças a Deus, a gente tem mais idade, mais experiência, e essa capacidade faz toda diferença, porque a gente começa a olhar início, meio e fim da arte. Meu filho inclusive questionou o que fizeram com a mãe que ele tinha, tamanha diferença de comportamento — rememora Carla, entre risos.

O vô não é diferente. Ele aponta, orgulhoso, as fotos que contam sobre os filhos, os netos, seus pais e a companheira. Ao olhar para a história, Centurião vê a personalidade forte dos netos e o quanto aprende com eles também.

— Eles têm os interesses deles, e isso é muito marcante. E eu admiro, até porque os filhos também foram assim. Para mim, ser avô significa amor — expressa Antonio.

O Diário com você

Além de conhecer mais da história da família Centurião, o Grupo Diário vai contribuir com um momento especial para celebrar o Dia dos Avós. Carla e Antonio, assinantes de longa data do jornal, foram convidados para assistir ao espetáculo Vientos del Sur – Alma y Libertad, às 19h deste sábado (26), no Theatro Treze de Maio. Em seguida, o casal será recepcionado para um jantar no V Belga Food Hall (Rua Manuel Ribas, 2036, Centro).

A iniciativa é do Clube D+, com a promoção Teu Momento D+, com os melhores benefícios em restaurantes, lojas, farmácias, cinema, academias, supermercados e muito mais. Saiba tudo aqui


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"A queda foi total”: comunidade vive ano parado após proibição de festas pela Arquidiocese

Próximo

"Não podemos ser incoerentes com o que pregamos", afirma dom Leomar sobre probição de bebidas alcoólicas e bailes nas paróquias

Geral