Acadêmicos de Medicina divulgam nota de repúdio após corte de refeições no Hospital Casa de Saúde; Instituição diz que situação é temporária

Acadêmicos de Medicina divulgam nota de repúdio após corte de refeições no Hospital Casa de Saúde; Instituição diz que situação é temporária

Foto: João Alves (prefeitura de Santa Maria/Arquivo)

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) divulgaram uma nota de repúdio nesta segunda-feira (18) contra a suspensão de refeições no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria. A coordenação da instituição justificou o corte com uma reforma no refeitório. Os estudantes reclamam que a medida atinge os estagiários do curso. Nenhum estudante quis se identificar à reportagem.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​De acordo com a turma, os estudantes cumprem plantões nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria. Os alunos relatam cargas horárias superiores a 36 horas de trabalho contínuo em alguns casos. O grupo aponta que há diminuição na alimentação por parte da coordenação. Segundo eles, o hospital cortou primeiro o jantar e, em seguida, as refeições de quem atuava na transição entre as unidades de internação e os ambulatórios. A nova medida, deve retirar a alimentação dos alunos em regime de 12 horas nos turnos da manhã e da tarde.

A Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) administra o Hospital Casa de Saúde e o Hospital São Francisco. Os alunos cobram o cumprimento do regulamento do internato, que prevê a garantia de alimentação pela instituição de ensino.

O documento denuncia ainda a falta de roupas no bloco cirúrgico e na maternidade para a equipe médica e de enfermagem. Os estudantes acusam funcionários do hospital de esconder as vestimentas limpas dos acadêmicos.


O que diz a Casa de Saúde

Ao Diário, a Sefas emitiu nota oficial e informou que a reforma da área de alimentação busca modernizar os processos e qualificar as condições de trabalho. O início das obras forçou a reorganização dos espaços físicos e reduziu a capacidade de produção de comida. A instituição optou por garantir a alimentação apenas para pacientes, acompanhantes e residentes no local.

A associação afirma que a limitação estrutural possui caráter temporário. A Sefas ressalta a importância dos acadêmicos para a rotina hospitalar. O hospital disponibiliza um ambiente com geladeira e micro-ondas para as pessoas que levarem as próprias refeições durante a transição. A gestão promete a volta do abastecimento regular para os estudantes ao fim das obras de modernização do espaço.

Confira a nota oficial:

A Associação Franciscana de Assistência à Saúde (SEFAS), gestora do Hospital Casa de Saúde, informa que a reforma da Unidade de Alimentação da instituição integra um conjunto de melhorias estruturais voltadas à modernização dos processos, qualificação do serviço e melhoria das condições de atendimento e trabalho dentro do hospital.

Com o início das obras, houve a necessidade temporária de reorganização dos espaços físicos utilizados para preparo e distribuição das refeições. Sendo que a capacidade de produção foi afetada e reduzida temporariamente. Mas o hospital seguirá garantindo a alimentação para pacientes, acompanhantes e residentes que permanecem em atividade nos turnos da manhã e da tarde, assegurando a continuidade desse suporte essencial.

Em relação aos estudantes do internato, a instituição compreende as manifestações apresentadas e reforça que, em nenhum momento, houve intenção de desconsiderar a importância dos acadêmicos para a rotina hospitalar e para a formação em saúde desenvolvida dentro da instituição.

A limitação temporária da estrutura física e operacional da Unidade de Alimentação ocorre exclusivamente em razão da reforma, necessária para que o hospital possa ampliar sua capacidade, qualificar os serviços prestados e oferecer melhores condições a todos que utilizam o espaço.

Durante o período das obras, o Hospital Casa de Saúde disponibilizará um ambiente de apoio equipado com geladeira e micro-ondas para profissionais e estudantes que optarem por levar suas refeições. Paralelamente, a instituição segue avaliando alternativas e dialogando internamente para minimizar os impactos desta fase de transição.

A Sefas reafirma seu compromisso histórico com o acolhimento, o respeito às pessoas e a responsabilidade social, princípios que orientam a missão franciscana da instituição. Ao final da reforma, a Unidade de Alimentação retomará sua plena capacidade de atendimento, possibilitando novamente o abastecimento regular dos estudantes dentro de uma estrutura modernizada e mais adequada às necessidades da comunidade hospitalar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

[email protected]

Acadêmicos de Medicina divulgam nota de repúdio após corte de refeições no Hospital Casa de Saúde; Instituição diz que situação é temporária Anterior

Acadêmicos de Medicina divulgam nota de repúdio após corte de refeições no Hospital Casa de Saúde; Instituição diz que situação é temporária

Próximo

"Ele sempre foi um pilar para nós": familiares relembram a trajetória de André Saccol

Geral