Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Em Santa Maria, 135 pessoas estão desaparecidos, conforme levantamento da Polícia Civil. Para diminuir esse número, uma ação junto ao Instituto Geral de Perícias (IGP) foi realizada na Praça Saldanha Marinho, nesta terça-feira (12), para coleta de material genético de parentes dos desaparecidos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conforme o perito criminal e coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias do IGP, Railander Alves Barcellos, as informações são inseridas nos bancos estaduais e nacional de perfis genéticos para cruzamento com dados de pessoas desaparecidas. A coleta é recomendada para familiares de primeiro grau, como pais, mães, filhos e irmãos e pode ser feita de duas formas: com um cotonete passado na parte interna da bochecha ou com uma gota de sangue retirada do dedo. Itens pessoais da pessoa desaparecida, como escova de dentes ou dente de leite, também podem ajudar na identificação.
Iniciativa nacional
A ação da Praça Saldanha Marinho ocorre após o governo federal ter lançado, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a campanha nacional de coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas de 2025. Esta é a 3ª edição da campanha, que acontece até a próxima sexta-feira (15) em todo o país. Em 2024, foram coletadas 1.645 amostras e identificadas 35 pessoas.
De acordo com o próprio Ministério da Justiça, em 2024, cerca de 70 mil pessoas estavam desaparecidas no Brasil. O Rio Grande do Sul figura na 2ª colocação, com 7.538 casos. O número representa um aumento de 7,09% em relação a 2023, quando foram registrados 6.887 desaparecimentos no período. 25 pessoas seguem desaparecidas devido às enchentes ocorridas em 2024.

Como registrar um desaparecimento?
A orientação é procurar a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida. Por exemplo, se a pessoa costuma chegar em um determinado horário e não apareceu e nem avisou sobre atraso, o boletim de ocorrência pode ser registrado.
Leia também:
- Governo federal amplia campanha nacional: em Santa Maria, 135 pessoas estão desaparecidas
- Iluminação, infraestrutura e sinalização: as condições dos trechos das rodovias federais que deixaram três mortos em acidentes em Santa Maria
- Escolas municipais de Santa Maria devem receber novos uniformes na próxima semana