Após briga entre facções no Presídio de Rosário do Sul, 26 apenados são transferidos e um segue internado

Lenon de Paula

Após briga entre facções no Presídio de Rosário do Sul, 26 apenados são transferidos e um segue internado
Foto: Júlio Lemos/Gazeta de Rosário (Reprodução)

Reportagem publicada às 18h58min e atualizada às 20h07 do dia 29.03.2023

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) transferiu 26 detentos do Presídio Estadual de Rosário do Sul após a briga entre facções ocorrida no último sábado (25), que deixou um apenado morto e 16 feridos.

Na tarde desta quarta-feira (29), somente um apenado seguia internado em estado estável no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora. Os demais feridos já deram alta.

A transferência foi realizada na manhã de segunda-feira (28). Segundo a Susepe, nem todos os presos transferidos teriam envolvimento na briga. Destes, 15 detentos prestaram depoimento na noite de sábado. Conforme o titular da Delegacia de Polícia de Rosário do Sul, delegado Giovanni Lovato, eles são investigados pelo crime de dano ao patrimônio público.

Na sequência foram feitas outras transferências de apenados que, de algum modo, estariam sob risco. Por questões de segurança, a Susepe não informa para quais presídios os apenados foram conduzidos. O Bei questionou a Susepe sobre os danos ao patrimônio registrados em decorrência da briga. Em resposta, a Susepe afirmou em nota que “não houve danos significativos ao patrimônio público”.

Foto: Júlio Lemos / Gazeta de Rosário (Divulgação)

Entenda o caso

Por volta das 14h30min de sábado (25), ocorreu uma briga entre fações mo Presídio Estadual de Rosário do Sul. Segundo a Susepe, o fato ocorreu durante o banho de sol. A briga vitimou Leonardo Passamani Pereira, 30 anos, que foi baleado com ao menos um tiro e morreu na madrugada de domingo (26) enquanto recebia cuidados médicos. O autor dos disparos foi identificado e preso em flagrante pela Polícia Civil pelo novo crime.

Os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram as vítimas. A Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil deram apoio à Susepe, até o início da noite, quando o tumulto foi totalmente controlado. Agentes do Grupo de Intervenções Rápidas (Gir) de duas regionais da Susepe fizeram uma revista completa em toda a casa prisional e nos apenados. O revólver usado no crime, facas, estoques (facas artesanais) e celulares foram apreendidos.

As visitas no Presídio de Rosário do Sul seguem suspensas por tempo indeterminado. A Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários está apurando os fatos ocorridos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa suspende fabricação em uma das indústrias da Fugini. Empresa alega que produtos seguirão à venda Anterior

Anvisa suspende fabricação em uma das indústrias da Fugini. Empresa alega que produtos seguirão à venda

Secretaria da Saúde inicia distribuição da vacina contra a gripe influenza aos municípios Próximo

Secretaria da Saúde inicia distribuição da vacina contra a gripe influenza aos municípios

Geral