Foto: Beto Albert (Diário)
Depois de registrar a maior temperatura da primavera até agora, Santa Maria deve enfrentar uma mudança brusca no tempo nos próximos dias. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, uma frente fria intensa avança sobre o Rio Grande do Sul trazendo chuva forte, queda nas temperaturas e o ingresso de uma massa de ar polar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No domingo, a estação meteorológica do Bairro Perpétuo Socorro registrou sensação térmica de 40,5°C, a mais alta desde março. O calor intenso, porém, dá lugar à instabilidade. Os acumulados de chuva devem chegar a 50 milímetros entre a região da Campanha e o centro do Estado, incluindo Santa Maria. Na Região Metropolitana, são esperados até 40 milímetros, e no Norte, até 20.
Com a passagem da frente fria, a temperatura despenca a partir desta segunda-feira (6). Em Santa Maria, a previsão indica mínima de 14°C e máxima de 20°C. Na terça, os termômetros caem ainda mais, com mínima de 10°C. O frio segue até a quinta-feira, quando as marcas voltam a subir gradualmente, com previsão de um fim de semana quente.
Verardo alerta para a possibilidade de temporais isolados durante a transição da massa de ar quente para a fria, com risco de rajadas de vento e descargas elétricas. A orientação é para que a população acompanhe os avisos oficiais e redobre os cuidados em caso de chuva forte ou ventos intensos.
Confira a previsão do tempo para a semana:
