Até quando Santa Maria amanhecerá com nevoeiro? Entenda o fenômeno que se repete há semanas

Colaborou: Andreina Possan

Até quando Santa Maria amanhecerá com nevoeiro? Entenda o fenômeno que se repete há semanas

Foto: Vinicius Becker/Diário

O nevoeiro denso tem sido presença constante na rotina dos santa-marienses há mais de duas semanas, principalmente nas primeiras horas do dia, e deve seguir pelo menos até quarta-feira (23). A explicação do fenômeno, também conhecido popularmente como cerração, está na combinação de fatores típicos do inverno.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, esse cenário favorece a formação do nevoeiro, especialmente nos meses de junho e julho, quando as condições são mais propícias. Ele explica que a neblina observada recentemente está associada a ventos de leste que trazem umidade do mar para o interior, fenômeno conhecido como nevoeiro marítimo. A presença desse ar úmido, somada à calmaria dos ventos e ao resfriamento noturno, cria o ambiente ideal para a formação do fenômeno.

Segundo Verardo, o nevoeiro ainda pode marcar as manhãs desta terça (22) e quarta-feira (23). Depois disso, porém, a tendência é de mudança. Na próxima semana, com a chegada de maior umidade, chuva e virada dos ventos, as condições deixam de ser favoráveis à formação da cerração. Assim, é possível que o fenômeno não seja observado até o fim do mês de julho, a partir de quinta-feira (24). Porém, o meteorologista ressalta que a presença de nevoeiro só pode ser estimada em curto prazo, com previsão confiável entre cinco e sete dias de antecedência.

Outro fator que contribui para a intensidade do fenômeno em Santa Maria é o relevo. Por estar localizada em uma área de menor altitude, a cidade tende a reter o nevoeiro por mais tempo. Um exemplo disso ocorreu no dia 14 de julho, quando Santa Maria teve máxima de apenas 15°C sob neblina, enquanto outras cidades mais elevadas da região, como Cruz Alta, Tupanciretã e Santiago — que ficaram fora da faixa de influência do nevoeiro — registraram temperaturas bem mais altas, entre 25°C e 26°C.​


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Tudo que queremos é simplesmente segurança", diz diretor do Bate-Papo Astronômico sobre possibilidade de encerrar projeto

Fórmula UFSM apresenta protótipo que celebra os 15 anos da equipe automobilística Próximo

Fórmula UFSM apresenta protótipo que celebra os 15 anos da equipe automobilística

Geral