Bom dia, confira as principais notícias desta quinta-feira:
Batalha de Startups movimenta Santa Summit e reúne inovação em Santa Maria; confira os vencedores
A Batalha de Startups foi o grande destaque desta quarta-feira (24) no Santa Summit 2025, em Santa Maria. As startups finalistas se apresentaram diante de uma banca de jurados formada por investidores, empreendedores e especialistas do ecossistema de inovação. Cada equipe teve cinco minutos para expor seu projeto e outros sete para responder às perguntas dos avaliadores. Confira as três startups vencedoras.
Ato em Santa Maria reúne movimentos contra anistia e a favor de mudanças fiscais e trabalhistas
Santa Maria recebeu, na tarde desta quarta-feira (24), uma mobilização organizada por movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos ligados à Frente Brasil Popular. O ato reuniu manifestantes na Praça Saldanha Marinho, no Centro, com pautas voltadas a temas econômicos e trabalhistas. Entre as reivindicações apresentadas, estiveram a rejeição à chamada “PEC da blindagem” e à anistia política, além da defesa de propostas como a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores, o fim da escala 6x1 e a taxação das grandes fortunas. Confira os detalhes.
Ossadas humanas em lixão: prefeitura de Vila Nova do Sul apura se houve violação de sepulturas no cemitério do município
A prefeitura de Vila Nova do Sul confirmou a abertura de um processo administrativo para apurar denúncias de suposta violação de sepulturas e transporte irregular de restos mortais no Cemitério Municipal. A investigação foi aberta na terça-feira (23), após a descoberta de ossadas humanas no lixão da cidade. De acordo com a administração, a Vigilância Sanitária Municipal, responsável pela fiscalização do cemitério, atua de forma contínua para evitar irregularidades. Ainda assim, diante dos relatos, foi determinada a imediata apuração dos fatos junto aos órgãos competentes. Confira os detalhes da investigação.
Santa Casa de São Gabriel: prefeitura e Estado propõem intervenção compartilhada para evitar paralisação
Em uma articulação para evitar o colapso no atendimento da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, a prefeitura do município e o governo do Estado decidiram propor à Justiça uma intervenção compartilhada na gestão do hospital. A medida, costurada em uma reunião com a Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre, é uma resposta à ação do Ministério Público que solicitou uma intervenção estadual na instituição. Agora, o Executivo municipal negocia com os médicos para que a saída de 28 profissionais, prevista para este sábado (27), seja adiada até que a proposta seja analisada pela Justiça na próxima semana. Saiba mais.
Famurs prevê pacote de inteligência artificial para prefeituras do interior a fim de agilizar processos
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) inicia, nesta quinta-feira (25), o projeto “Famurs em Movimento”, iniciativa que busca aproximar a entidade das administrações municipais e ampliar o diálogo com prefeitos, secretários, servidores e a comunidade. A primeira edição ocorre Tupanciretã, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores, com a presença de lideranças estaduais, regionais e diversas instituições. Inscrições no site sympla. A iniciativa contemplará debates contemporâneos, como o uso da Inteligência Artificial (IA) na gestão pública. Saiba mais.
Michelle Bolsonaro admite possibilidade de disputar presidência da República em 2026
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro admitiu, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, nesta quarta-feira (24), que pode disputar a Presidência da República em 2026 caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneça fora da corrida eleitoral. Na declaração, Michelle afirmou estar pronta para “cumprir a vontade de Deus” e se levantar como “uma leoa” para defender valores conservadores. Ela criticou o Supremo Tribunal Federal e o governo Lula, classificando o julgamento de Bolsonaro como uma “farsa judicial”. Também atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre de Moraes a responsabilidade por sanções impostas ao Brasil pelos Estados Unidos, que elevaram tarifas sobre produtos nacionais em julho. Leia os detalhes.