Foto: Marlon Borba
Único gênero musical regionalista considerado genuinamente gaúcho, o bugio será oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (12). Conforme a GZH, a cerimônia será realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e contará com a presença de personalidades ligadas ao tradicionalismo, além de representantes de São Francisco de Assis e São Francisco de Paula, municípios historicamente associados à origem do estilo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os dois municípios promovem festivais dedicados exclusivamente ao gênero: Querência do Bugio, em São Francisco de Assis, e Ronco do Bugio, em São Francisco de Paula, e participaram ativamente da pesquisa e defesa do reconhecimento junto ao Iphae. Para a cerimônia, foi preparada uma apresentação inédita, com composição assinada por músicos das duas cidades.
O bugio tem origem na imitação do som característico do macaco bugio, encontrado em diferentes regiões do Estado. Gaiteiros, em tom de brincadeira, passaram a reproduzir com o instrumento o ronco do animal, criando a sonoridade que se tornou marca registrada do gênero.