Foto: Arthur Camponogara
Local está fechado ao público desde abril de 2025
Fechado desde abril de 2025, o Parque da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) voltará a receber o público, possivelmente ainda no primeiro semestre, mas não há confirmação da data. A reabertura passou a ser considerada viável após tratativas com parceiros e a sinalização de destinação de duas emendas parlamentares, que devem auxiliar na conservação e na manutenção do espaço localizado no Bairro Nonoai, em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Uma das emendas deve ser indicada pelo vereador Marcelo Bisogno (União), no valor de R$ 60 mil. A outra, com foco na manutenção do parque, será destinada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), com valor superior a R$ 100 mil, conforme informou a Cacism. Segundo a entidade, os recursos devem ser formalizados entre abril e maio.
A retomada do parque é uma das principais metas da gestão 2026-2027 da Cacism. Reeleito presidente da entidade, Andrei Nunes Lacerda afirmou, em novembro, que a reabertura do espaço e a retomada da Feisma são prioridades da atual administração.
– Santa Maria tem poucos parques. A reabertura é uma das bandeiras da nova gestão. A ideia é reabrir o parque no menor tempo possível, com os ajustes necessários – disse Lacerda naquela oportunidade.
Relembre
O parque é fruto de um convênio firmado entre a Cacism e a prefeitura, por meio da lei municipal nº 4896, de 14 de abril de 2006, em que as partes se comprometiam, em parceria, à construção e administração do Centro de Eventos, junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM) e do “Parque Municipal de Santa Maria”.
A construção do parque começou em 2006, na área de cerca de cinco hectares. Com acessos pela Rua Tamanday, no Bairro Nonoai, e pela Rua Célio Schirmer, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, foi inaugurado em 2008. Entretanto, com as obras do Centro de Eventos não concluídas pela prefeitura até hoje, o convênio nunca saiu do papel.
Desde então, a Cacism arca com os gastos de manutenção do local, que conta com pista de caminhada e ciclismo, academia ao ar livre, quadra de esporte e áreas de lazer.
Anunciado em 7 de abril de 2025, o fechamento do Parque da Cacism reduziu as opções para a prática de esportes e lazer ao ar livre em Santa Maria. Esta não foi a primeira vez que o local fechou seus portões em decorrência dos altos custos de manutenção e vandalismo, como afirmou a entidade em nota à época. Em 2015, o local foi fechado temporariamente pelos mesmos motivos. O parque ficou fechado por um ano e nove meses, até ser reaberto em agosto de 2017.
Nos últimos nove meses, a entidade buscou alternativas para viabilizar o funcionamento, incluindo parcerias com empresas privadas, assessorias esportivas e diálogo com o poder público, sem avanços concretos durante boa parte do ano passado.