Reeleito, presidente da Cacism coloca reabertura do parque e retorno da Feisma como metas

Reeleito, presidente da Cacism coloca reabertura do parque e retorno da Feisma como metas

Foto: Arthur Camponogara

Reeleito para mais um mandato à frente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), o empresário Andrei Nunes Lacerda afirmou que duas das principais metas da gestão 2026-2027 serão viabilizar a reabertura do Parque da Cacism e retomar a Feisma, maior feira multissetorial da região. A eleição, em chapa única, ocorreu última sexta-feira (14). Lacerda seguirá como presidente, tendo Eduardo Stangherlin como vice.


Reabertura do Parque da Cacism é promessa renovada

Foto: Pedro Piegas (arquivo Diário)

Entre as prioridades estratégicas da nova gestão, Lacerda destaca a reabertura do Parque da Cacism, que está fechado há mais de seis meses. Ele ressalta que o compromisso vai além de liberar o acesso: trata-se de garantir à cidade a retomada de um espaço verde de convivência pública:

– Santa Maria tem poucos parques. A reabertura é uma das bandeiras da nova gestão. A ideia é reabrir o parque no menor tempo possível, com os ajustes necessários – comentou. 

Segundo o presidente, a Cacism continua buscando parcerias, inclusive com empresas que possam assumir parte da manutenção mas, apesar das tentativas, ainda não houve avanço concreto:

– Sempre me coloquei à disposição de quem quer ser parceiro. Já houve muitas reuniões com pessoas de boa vontade, mas ainda sem resultado. Ainda assim, o parque segue no nosso radar.

Fechado oficialmente em novembro do ano passado, o parque enfrenta problemas como vandalismo e altos custos de manutenção. Embora um convênio com a prefeitura tenha sido previsto na inauguração, em 2008, nunca chegou a ser efetivado. Desde então, a Cacism mantém sozinha a estrutura, com cerca de cinco hectares, pista de caminhada, quadra de esportes, academia ao ar livre e áreas de lazer.


Feisma poderá voltar em novo formato em 2026

Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)

A retomada da Feisma, suspensa desde a pandemia, em 2019, também segue entre os compromissos da entidade. Lacerda reconhece que o antigo formato não se encaixa mais na atual dinâmica de grandes eventos, mas afirma que o retorno está sendo construído com responsabilidade:

– A feira está sempre no radar. Mas temos que ter os pés no chão, porque a feira custa caro. É um desafio financeiro, basicamente, mas estamos trabalhando em cima disso para ser realizada no ano que vem, então, nós já estamos sinalizando algumas parcerias para o ano que vem – declara. 

Ele afirma ainda que a Cacism já está inscrita em dois editais pré-aprovados, que podem viabilizar a edição de 2026:

– O modelo antigo se esgotou. Temos que reinventar a feira, mas também sem reinventar a roda. Ele é um desafio, ah, não tanto de logística, mas sim financeiro. A Cacism tem a expertise de fazer um evento desse tamanho. O problema é sempre o financeiro – pontua. 


Nova diretoria e continuidade de pautas

A composição da diretoria permanece majoritariamente a mesma, mas com nomes que, segundo Lacerda, chegam para renovar e fortalecer o grupo. Entre eles, Guilherme Montipó, Lucas Ruppelt, Lucas Prevedello de Azambuja e Alison Celmer. O presidente lembra que a gestão anterior enfrentou desafios severos, como enchentes que atrasaram projetos já programados. Ainda assim, ele destaca conquistas simbólicas e a continuidade de pautas estruturantes, especialmente a duplicação da RSC-287. 

Na quarta-feira (19), a entidade entregará ao governo estadual um relatório técnico que reforça a necessidade de antecipar as obras, ao menos até o Trevo do Santuário — demanda que cresce em apoio institucional e regional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura nos Bairros leva serviços ao Bairro Nova Santa Marta e inaugura nova praça nesta quinta-feira Anterior

Prefeitura nos Bairros leva serviços ao Bairro Nova Santa Marta e inaugura nova praça nesta quinta-feira

Santa Maria tem 129 vagas de estágio abertas pelo CIEE-RS Próximo

Santa Maria tem 129 vagas de estágio abertas pelo CIEE-RS

Geral