Carregador rápido de carro elétrico é retirado da Praça do Caridade; entenda o motivo

Carregador rápido de carro elétrico é retirado da Praça do Caridade; entenda o motivo

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O carregador rápido para carros elétricos que funcionava na Praça Dr. Astrogildo de Azevedo (conhecida como Praça do Caridade) foi retirado do local no dia 13 de agosto. A remoção ocorreu após uma tentativa de furto do cabo principal do equipamento, que foi serrado. O carregador, que pertencia a um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), não tem previsão de retorno e, agora, virou objeto de estudo para alunos.


O equipamento estava instalado na Rua José Bonifácio e era muito utilizado por condutores de carros elétricos de Santa Maria, em especial, motoristas de aplicativo.


O que diz a UFSM

Foto: Luciane Neves (Divulgação)

Segundo a professora e pesquisadora da UFSM, Luciane Neves, responsável pelo projeto, a tentativa de furto danificou o equipamento para o uso público.


– Houve uma tentativa de furto do cabo. Tentaram serrar o cabo, que é de bitola bastante grossa. Quando o carro elétrico da universidade foi carregar ali, houve um curto-circuito no momento da conexão, e a proteção do carro atuou – explica a professora.


Com o dano, o equipamento foi levado para um laboratório da universidade.


– O carregador está no laboratório conosco, sendo utilizado para que os alunos conheçam e identifiquem os problemas – conclui Luciane.


Não há perspectiva de que o equipamento seja novamente instalado no local

A Unicred Ponto Capital, uma das três empresas que adotaram a praça, confirmou que a retirada foi motivada pela tentativa de furto. Luciano Martins, gerente administrativo da cooperativa, relata que, além do vandalismo, o mau uso do equipamento por parte de alguns motoristas era um problema recorrente.


– Após reclamações de que o carregador não estava funcionando, percebemos que o cabo estava parcialmente rompido. Por segurança, desligamos o disjuntor. Depois, em um teste com a professora Luciane, ao religar e conectar o carro, houve um estouro, um curto-circuito, pois os fios estavam rompidos. Para não expor mais ninguém e evitar novas reclamações, retiramos o equipamento e toda a identificação do projeto – detalha Martins.


Ele reforça que o uso indevido era constante.


– Tínhamos um problema com o aumento de veículos elétricos, principalmente de aplicativo. Muitas vezes, as pessoas, para economizar, colocavam o veículo ali e usavam como estacionamento, inclusive. Largavam o carro carregando e esqueciam que outras pessoas poderiam estar precisando – conta Martins.


Um segundo carregador, de carga lenta, permanece em funcionamento na Rua Pinheiro Machado. Este, inclusive, já havia sido danificado por mau uso no passado e precisou ser substituído. Segundo Martins, enquanto o equipamento retirado carregava um veículo em cerca de uma hora, o que continua em operação leva de duas a três horas para uma carga completa.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

As empresas Unicred Ponto Capital, o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e a Unimed Santa Maria são responsáveis por todo o cuidado do espaço, que foi inaugurado em 2022, pelo período de 10 anos, podendo ser prorrogado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana Acadêmica de Agronomia começa na próxima segunda-feira com foco em ciência e sustentabilidade Anterior

Semana Acadêmica de Agronomia começa na próxima segunda-feira com foco em ciência e sustentabilidade

Presidente do Ipassp defende necessidade de reforma da Previdência, mas afirma que precisa de ajustes sobre idade e contribuição de aposentados Próximo

Presidente do Ipassp defende necessidade de reforma da Previdência, mas afirma que precisa de ajustes sobre idade e contribuição de aposentados

Geral