Caso Gabriel: inspeção judicial é realizada em açude onde corpo de jovem foi localizado

Maurício Barbosa

Caso Gabriel: inspeção judicial é realizada em açude onde corpo de jovem foi localizado
Atualizado as 18:21 de 16 de fevereiro de 2023.

O local é onde o corpo de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, foi encontrado no dia 19 de agosto, uma semana após ser abordado por três policiais da Brigada Militar e ter sido visto com vida pela última vez. Foto Maurício Barbosa (Diário)

A quinta-feira (16) foi marcada por muita movimentação em São Gabriel, em mais uma audiência da Justiça Militar que apura o desaparecimento e morte de Gabriel Marques Cavalheiro. Além da audiência, uma inspeção judicial foi realizada na barragem do Lava Pé, onde o corpo do jovem foi encontrado. Pelo menos sete pessoas devem prestar depoimento.

A inspeção começou por volta das 11h30min, e durou cerca de uma hora. Os advogados dos réus, os soldados Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso e o sargento Arleu Júnior Cardoso Jacbosen, teriam solicitado a inspeção para esclarecer algumas dúvidas ainda existentes no processo. Além dos advogados, a juíza Viviane Freitas Pereira, da Auditoria Militar de Santa Maria, um policial civil que trabalhou nas investigações, bombeiros e policiais militares que estavam nas buscas também acompanharam a inspeção no açude.

Além deles, atentos a tudo que acontecia, estavam o pai de Gabriel, Anderson da Silva Cavalheiro a mãe, Rosane Marques e a irmã Bianca Marques Inácio. Eles chegaram a São Gabriel na terça-feira (14), acompanharam os depoimentos durante a audiência de quarta-feira (15) e seguem na audiência nesta quinta. A pedido da defesa dos policiais, a imprensa não pôde acompanhar os depoimentos.

Foto: Maurício Barbosa (Diário)

Desaparecimento

Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu por volta da meia-noite do dia 12 de agosto de 2022, no Bairro Independência, em São Gabriel. Segundo o relato de uma moradora, ela teria chamado a Brigada Militar (BM) após o jovem ter forçado a grade da casa dela e tentado entrar no local. Os policiais foram até o endereço, abordaram, algemaram Gabriel e o colocaram no porta-malas da viatura. Depois disso, o jovem não foi mais visto.

O corpo de Gabriel Marques Cavalheiro foi encontrado no dia 19 de agosto, em uma barragem na região conhecida como Lava pé. Os três policiais militares que abordaram o jovem foram presos no mesmo dia e encaminhados ao Presídio Militar de Porto Alegre, onde estão presos desde então. O laudo do exame de necropsia apontou que Gabriel morreu devido a uma hemorragia interna na região do pescoço, provocada por uma agressão, e que não haviam indícios de afogamento.

Os soldados Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso e o sargento Arleu Júnior Cardoso Jacbosen são representados pelos advogados Maurício Custódio e Shaianne Lourenço Linhares.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Penitenciária de Santa Maria realiza parceria para produção de cobertores para pets Anterior

Penitenciária de Santa Maria realiza parceria para produção de cobertores para pets

Governo federal anuncia reajuste em bolsas de graduação, pós, iniciação científica e bolsa permanência Próximo

Governo federal anuncia reajuste em bolsas de graduação, pós, iniciação científica e bolsa permanência

Geral