data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
ATUALIZADA: matéria atualizada às 11h21min em 5 de maio de 2020
A chuva tão esperada que chegou ao Rio Grande do Sul não fez grande acumulado em Santa Maria. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado entre 12h de segunda e 6h de terça foi 16,8 milímetros.
Entretanto, ao se considerar dados também do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado é maior. A média acumulada foi de 23 milímetros. Os bairros que mais tiveram chuva foram Patronato (27,8 milímetros), Perpétuo Socorro (26 milímetros), Presidente João Goulart (24 milímetros), Lorenzi (20,6 milímetros) e Camobi (16,8 milímetros).
VÍDEO: em um mês, Defesa Civil entregou mais água em caminhão-pipa do que em todo 2019
A precipitação foi contínua desde que as primeiras gotas começaram a cair e deve continuar nesta terça-feira. O acumulado, portanto, deve aumentar e passar, pelo menos, a marca de 30 milímetros. A Somar Meteorologia aponta 21 milímetros para esta terça.
Quarta é o último dia para regularizar título de eleitor. Veja como fazer pela internet
A chuva não recupera os danos causados pela estiagem, tampouco representa um cenário melhor nos próximos dias. Entretanto, foi um acumulado positivo para a irrigação das camadas mais superficiais do solo.
Na quarta, o tempo deve voltar a ser mais seco. Uma frente fria deve baixar a temperatura. Na quinta, há chances de geada. O tempo firme deve seguir na sexta e no final de semana com mínimas em torno de 10ºC.
A chuva pode voltar na próxima segunda-feira, mas com um acumulado menor que cinco milímetros.
TEMPERATURAS
- Quarta - Mín 7ºC / Máx 17ºC
- Quinta - Mín 5ºC / Máx 18ºC
- Sexta - Mín 6ºC / Máx 20ºC
- Sábado - Mín 9ºC / Máx 24ºC
- Domingo - Mín 11ºC / Máx 25ºC
Fonte: Somar
REGIÃO
Nas cidades da Região Central em que há monitoramento do Inmet, os acumulados foram variados. O menor registro foi em Caçapava do Sul, onde a chuva chegou mais tarde. A precipitação ocorreu entre 19h de segunda e 6h de terça e somou 6,2 milímetros.
Em Tupanciretã, a chuva chegou no meio da tarde de segunda, às 15h, e permaneceu até às 8h de terça. O acumulado fio de 21,2 milímetros. A média foi similar em São Gabriel, onde choveu 22,2 milímetros entre às 17h de segunda e às 3h de terça.
Os maiores acumulados foram registrados em Santiago e Cruz Alta. Na Terra dos Poetas, entre 11h de segunda e 8h de terça, choveu 43,4 milímetros. Em Cruz Alta foram 56,6 milímetros entre às 17h de segunda e 9h de terça.
*Colaborou Leonardo Catto