Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), anunciou nesta quinta-feira (4) a autorização para o chamamento de 1,2 mil novos soldados da Brigada Militar. A informação foi divulgada por meio de publicação em seu perfil na rede social X (antigo Twitter). Segundo o cronograma apresentado, 800 novos soldados devem iniciar o curso de formação já em janeiro de 2026, enquanto outros 400 começarão a capacitação em abril do mesmo ano.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No anúncio, o governador destacou que a medida faz parte de uma política de reposição de efetivo das forças de segurança, adotada desde o primeiro ano de seu mandato, em 2019. O objetivo, conforme ressaltado por Leite, é garantir previsibilidade às instituições e fortalecer aquilo que chamou de “corpo robusto de homens e mulheres vocacionadas que se entregam à missão de proteger os gaúchos”.
– Mais um passo de continuidade na política que adotamos ainda no meu primeiro ano de mandato. Nosso governo já foi o primeiro em décadas a terminar o mandato, em 2022, com mais efetivo do que tinha quando começou. E nesse segundo ciclo de governo vamos renovar essa marca, determinados a investir para promover um Estado cada vez mais seguro para se viver e ser feliz – escreveu na rede social.
Confira o anúncio:
Mais Segurança Pública para os gaúchos! Acabo de autorizar o chamamento de 1.200 novos soldados da @brigadamilitar_ aprovados em concurso para iniciarem os cursos de formação. Serão 800 em janeiro e mais 400 em abril de 2026.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 4, 2025
Mais um passo de continuidade na política que…
Leia também: