Foto: Vinicius Becker

Santa Maria amanheceu com chuva contínua nesta terça-feira (9), cenário que deve se manter ao longo de todo o dia. Segundo o meteorologista Daniel Caetano, já foram registrados cerca de 48 mm desde a noite de segunda-feira (8) na estação local. Em municípios próximos, os acumulados foram ainda maiores: Tupanciretã (65 mm), Caçapava do Sul (70 mm) e Cachoeira do Sul (51 mm).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— Nas últimas 12 horas tivemos acumulados bem expressivos na região. Essa chuva está sendo muito proveitosa, principalmente para a agricultura, que já necessitava de uma precipitação mais intensa — afirmou Caetano.
Para esta terça-feira, segundo o meteorologista, a expectativa é de chuva fraca a moderada e contínua, com pouca variação ao longo do dia. A temperatura deve ficar entre 20°C e 25°C, sem previsão de temporais severos para a Região Central.
Ventos fortes
A instabilidade deve se intensificar na madrugada de quarta (10), quando ocorre a formação do ciclone extratropical no litoral do RS, na altura do município de Mostardas. Com isso, Santa Maria poderá registrar ventos mais fortes e volumes adicionais de chuva entre 20 e 30 mm, conforme o meteorologista.
— Na madrugada teremos ventos mais intensos e um volume de chuva um pouco maior, mas dentro de um limite de 20 a 30 mm. O momento de maior instabilidade já passou; agora seguimos com atenção para os ventos e para a persistência da chuva — explicou Caetano.
A quarta-feira também deve registrar temperaturas mais amenas, com baixa amplitude térmica: mínima de 18°C e máxima de 22°C em Santa Maria.
Alertas oficiais
O último Boletim Meteorológico da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, divulgado às 7h desta terça-feira, mantém Nível Operacional 03 – Alerta Alto (Laranja), devido ao risco elevado associado ao ciclone. Até o momento, não houve ocorrências graves na cidade; foram registradas apenas limpezas de bueiros, podas preventivas e infiltrações sem danos.
Até o momento, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) registraram, nas últimas 24 horas, 59,4 mm na estação de Camobi e 40,6 mm na estação do Bairro Lorenzi.
A Sensorii Meteorologia prevê até 50 mm de chuva ao longo do dia e risco de tempestades isoladas pela manhã desta terça-feira. Para quarta, são esperados até 20 mm e rajadas de 50 a 60 km/h entre 14h e 20h.
O INMET mantém alerta vermelho para tempestade até 23h59min desta terça, com risco de chuva superior a 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo.
Quando o tempo melhora
A partir de quinta-feira (11), o ciclone começa a se afastar e o ingresso de ventos de oeste favorece o retorno do tempo mais seco. A nebulosidade diminui gradualmente e as temperaturas voltam a subir, podendo retornar aos 30°C.
Confira as máximas e mínimas para os próximos dias
- Terça-feira (9): mínima de 20°C - máxima de 24°C
- Quarta-feira (10): mínima de 18°C - máxima de 22°C
- Quinta-feira (11): mínima de 17°C - máxima de 28°C
- Sexta-feira (12): mínima de 20°C - máxima de 29°C
- Sábado (13): mínima de 20°C - máxima de 31°C
- Domingo (14): mínima de 20°C - máxima de 33°C
- Segunda-feira (15): mínima de 19°C - máxima de 32°C