A estreia e o início de carreira
Glória Maria iniciou sua trajetória como repórter em 1971 pela Rede Globo. Na ocasião, cobriu o desabamento do Elevado Paulo de Frontin no Rio de Janeiro, em que deixou 29 mortos e 18 feridos, soterrando 22 carros, um caminhão, um ônibus e dezenas de pessoas. Além de ser a primeira repórter a entrar ao vivo na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977, também realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira em 2007. A reportagem era sobre a festa do pequi, fruta amarela adorada pelos índios Kamaiurás, e foi exibida no Fantástico.
Matérias com ícones internacionais
Glória Maria cobriu muitos momentos históricos. Em 1984, durante uma cobertura esportiva das Olimpíadas em Los Angeles, conversou com o velocista e campeão mundial de 100 metros rasos Carl Lewis. Durante a ocasião, conseguiu com exclusividade o juramento que o atleta fez durante os Jogos Olímpicos após a conquista.
A jornalista também esteve com o jamaicano Usain Bolt antes das Olimpíadas de 2016 e em suas redes sociais não escondeu a alegria em ter o entrevistado.
View this post on Instagram A post shared by Gloria Maria (@gloriamariareal)
Em 1985, a jornalista entrevistou Freddie Mercury no Rock in Rio, vocalista da banda Queen. Mick Jagger, Elton John e Madonna são outros artistas que já foram entrevistados pela comunicadora.
Bate-papo com Michael Jackson
Foto: reprodução
No Brasil para gravação do clipe da música They Don’t Care About Us no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, o ídolo Michael Jackson não concedeu entrevistas, mas Glória Maria conseguiu que o artista mandasse um recado aos admiradores brasileiros.
A icônica viagem a Jamaica
Durante o ano de 2016, a comunicadora visitou a Jamaica para a produção de uma reportagem para o Globo Repórter. A ideia da gravação foi mostrar as tradições e a cultura do país, assim como as outras tantas produções da jornalista. Durante a visita, Glória recebeu o convite para participar de um ritual da tribo rastafari, do qual deveria fumar a “ganja sagrada” em um cachimbo. Na época, o episódio viralizou na internet.
Tava lembrando de uma das lembranças mais engraçadas que eu tenho da Glória Maria e a vez que ela foi para Jamaica está no topo da minha lista 🤣Assisti essa reportagem na televisão junto com minha mãe e foi uma noite em que rimos muito Glória será eternamente gloriosa! pic.twitter.com/hVnYteFoNv— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) February 2, 2023
O salto em Macau
Em 2017, em Macau, na China, a jornalista saltou do maior bungee jump do mundo, o que equivale a um prédio de 78 andares. São 233 metros de altura, o equivalente a um prédio de 78 andares.
#em2017teve a Glória Maria pulando do maior bungee jump do mundo pic.twitter.com/gnZB7TXFZf— Joy no sou daqui (@JuninhoClemente) December 29, 2017
Glória Maria, jornalista e ícone da TV, morre aos 73 anos