Foto: Arquivo Pessoal

Com possibilidade de pancadas de chuva e até temporais isolados, o tempo segue instável em Santa Maria pelo menos até esta quinta-feira (29). A partir de sexta (30), a tendência é de redução das instabilidades, com o retorno do tempo mais seco e temperaturas ainda elevadas durante as tardes, conforme análise do meteorologista Daniel Caetano, da Milibar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta quarta-feira (28), a instabilidade já foi registrada na região central do Estado. Em Santa Maria, os termômetros chegaram aos 35ºC, enquanto Cruz Alta marcou 34ºC e Caçapava do Sul 31ºC. No extremo oeste do Rio Grande do Sul, as máximas alcançaram 39ºC, reforçando o cenário de calor associado à formação de áreas de instabilidade.
Para quinta, a previsão indica a manutenção desse padrão. Em Santa Maria, há chance de pancadas de chuva ao longo do dia, principalmente à tarde, com possibilidade de temporais isolados. As temperaturas devem variar entre 21ºC e 33ºC, mantendo a sensação de abafamento.
A partir de sexta, o tempo começa a mudar gradualmente. As chuvas perdem força e o céu passa a ter mais nebulosidade, especialmente no fim de semana. No sábado, as mínimas ficam em torno de 18ºC e as máximas chegam a 31ºC. Já no domingo, a instabilidade se afasta ainda mais, com tempo mais seco, diminuição das nuvens e temperaturas entre 16ºC e 30ºC.
Na segunda, o padrão de tempo firme se consolida, com amanhecer mais ameno e tarde quente. Os termômetros devem marcar entre 17ºC e 32ºC. A previsão indica que essa condição de tempo mais seco e estável deve se manter ao menos até o início da próxima semana, encerrando o período de instabilidade que marcou os últimos dias na região.