Com o frio e a geada, confira como os santa-marienses enfrentam o clima para manter a saúde em dia

Com o frio e a geada, confira como os santa-marienses enfrentam o clima para manter a saúde em dia

Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)

Pista do CDM.

Campos brancos e carros com uma fina película cristalizada. Em diferentes pontos de Santa Maria, a população acordou para enfrentar a geada nesta quarta-feira (25), além dos termômetros quase negativos. Para vencer as baixas temperaturas, toucas, mantas e, geralmente, mão nos bolsos. Nas paradas de ônibus, a prioridade era fugir do vento frio e tentar amenizar o desconforto. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No dia em que o fenômeno apareceu de forma mais intensa na região central do Estado, o Diário percorreu algumas vias do município. Às margens da BR-287, próximo ao Bairro Tancredo Neves, uma fina camada de geada era perceptível mesmo depois do sol aparecer, por volta das 7h30min. 

 Nesse horário, a temperatura mínima era de 2°C. Em lagos, aquela tradicional fumaça sobre as águas compunha as paisagens. 

Os corajosos   
Mas a vida não para, mesmo com o frio. A equipe encontrou quem vence as baixas temperaturas no amanhecer para praticar atividades físicas. No trajeto, inúmeros ciclistas podiam ser vistos no início da manhã. Na Avenida Hélvio Basso, Bairro Uglione, por volta das 8h, somente um corredor utilizava a ciclovia, ainda que a via seja referência, com isso, tenha geralmente intenso movimento.  Próximo à avenida, fica a academia que a aposentada Ivani Braido, 66 anos, frequenta. Ela falou sobre suas estratégias para enfrentar o frio e se manter disciplinada mesmo em dia de geada.

Além da academia, Ivani também faz pilates.

– Levantar cedo, tomar um banho, vestir-se e sair para a rua. Sou regrada. Não dá para envelhecer parada. Frio não me ataca. Tem que sair para a rua, fazer atividade física para manter a saúde, para podermos atar o cadarço pelo menos, quando estivermos com 90 anos – comenta. 


O cenário era o mesmo na pista do Centro Desportivo Municipal (CDM), em que uma corredora se aquecia, ainda nas primeiras voltas. Tempo depois, outras duas chegaram. Ambas com peças de inverno como luva e touca, mesmo durante as atividades físicas. Esse comportamento é comum aos praticantes e, inclusive, recomendado, orienta o profissional de Educação Física, Matheus Machado Roque, 33 anos. Ele elencou uma série de cuidados para quem se movimenta, mesmo nas manhãs mais geladas. 

Dicas para enfrentar o frio e fazer exercícios físicos 

  • No inverno, a gente tem que cuidar a questão do aquecimento, de estar bem agasalhado. Com o corpo quente e a temperatura fria pode gerar choque térmico.
  • Cuidar sempre a questão da alimentação. Às vezes, a gente exagera um pouco no inverno, com comidas gordurosas, por exemplo, antes do treino.
  • Aquecimento. Aquecer bem, porque podemos sentir nossos tecidos mais rígidos. E o aquecimento é importante antes de qualquer tipo de atividade, principalmente as atividades com muita intensidade.
  • Precisa estar bem agasalhado. Hoje em dia temos bastante recurso, principalmente mantas, toucas, um material adequado. Indico o uso, principalmente na questão respiratória.
  • Temos que manter uma rotina, até porque, a questão do exercício é saúde e podemos, inclusive, ficar doente nessa estação.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dupla de Santa Maria cria startup que aplica inteligência artificial em empresas locais Anterior

Dupla de Santa Maria cria startup que aplica inteligência artificial em empresas locais

Corpo de turista brasileira é resgatado de cratera na Indonésia Próximo

Corpo de turista brasileira é resgatado de cratera na Indonésia

Geral