Com mais de 700 estudantes, JIFSul movimenta Santa Maria e região

Com mais de 700 estudantes, JIFSul movimenta Santa Maria e região

Foto: Elisandro Coelho (IFfar/Divulgação)

Os Jogos Estudantis dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul) começaram nesta segunda-feira (21), em Santa Maria e Restinga Sêca, com mais de 700 estudantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A programação segue até quinta-feira (24) e envolve competições em diversas modalidades esportivas. Os atletas representam os institutos federais Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IFSul), de Santa Catarina (IFSC), Catarinense (IFC) e do Paraná (IFPR).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Além da disputa por medalhas e troféus, os jogos também têm caráter classificatório: os melhores colocados garantem vaga para a etapa nacional dos jogos da Rede Federal, que ocorrerá de 24 a 29 de novembro, em Natal (RN).

Para a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, sediar a etapa regional é motivo de orgulho para a instituição.

— Primeiro, quero dizer que nós estamos muito felizes em sermos anfitriões dessa etapa dos Jogos Nacionais da Rede Federal. Organizar um evento com esse volume de responsabilidade é trabalho árduo de dias pré-evento, durante o evento, depois do evento ainda, mas é, sobretudo, a certeza de que estamos organizando uma semana muito especial, em que os estudantes desportistas da rede federal poderão viver o que a gente chama de formação integral — destacou.

Inicialmente prevista para 2024, a edição do JIFSul precisou ser adiada em virtude das calamidades climáticas registradas na região. Agora, com a retomada das atividades, a organização aposta em um evento que vai além das quadras e pistas.

— Pretendemos fazer com que, nesses quatro dias, possamos oferecer aos estudantes vivências que ultrapassem o cenário esportivo. Integração, encontros, participação em atividades, conhecer um pedaço do Rio Grande do Sul distante das suas realidades, vivenciar aquilo que é parte do princípio fundamental da educação integral — completou Nídia.

A expectativa da organização é que os jogos marquem a memória e a trajetória dos participantes, promovendo experiências formativas e de convivência entre jovens de diferentes regiões do Sul do país.

— Nós desejamos que os nossos estudantes tenham uma semana especialíssima, que as vivências do JIFSul 2025 fiquem marcadas em suas mentes, em seus corações e que, sobretudo, sejam éticos, sejam corajosos e acreditem que vão sair daqui com os troféus, com as medalhas para os quais treinaram — finalizou a reitora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo de indígenas segue na área da Fepagro em Santa Maria; ocupação completará uma semana nesta terça-feira Anterior

Grupo de indígenas segue na área da Fepagro em Santa Maria; ocupação completará uma semana nesta terça-feira

Alunos do Maple Bear Santa Maria participam do Visite o Diário Próximo

Alunos do Maple Bear Santa Maria participam do Visite o Diário

Geral